7.3.10

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA BERÇÁRIO, MATERNAL I E II

criado por ostras    20:04 — Filed under: BRINCADEIRA EDUCATIVA, COMPETÊNCIAS E HABILIDAES, CRECHE, EDUCAÇÃO INFANTIL, MATERNAL — Tags:

 

 

DEVIDO A VÁRIOS PEDIDOS DE  COLEGAS PROFESSORES  E AUXILIARES DE CRECHE, VISITEI ALGUNS BLOGS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E BERÇÁRIO PARA TRAZER IDÉIAS DE PLANEJAMENTOS, JOGOS, BRINCADEIRAS, ETC. ESPERO QUE GOSTEM. AS ATIVIDADES ABAIXO FORAM RETIRADAS DOS SEGUINTES SITES:
http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/

http://educadoracristinasouza.blogspot.com/2009/04/sugestoes-de-atividades-para-bercario.html

http://jardimdatiadani.blogspot.com/search/label/Atividades%20Ed.%20Infantil

http://www.casadejoaodebarro.com.br/index.php/atividades-bercario

 

Atividades para bebês de 0 a 3 anos

Sempre é bom lembrarmos, que o educador, ao ensinar tarefas de trabalhos manuais para as criancinhas deve procurar deixá-las experimentar fazerem suas tarefas sozinhas, mas sem forçá-las. É preciso, naturalmente observá-las convenientemente, pois gostam de colocar tudo na boca. Especialmente quando trabalharem com balões, algodão, jornais ou materiais pequeninos nunca as perca de vista. Não espere delas super e geniais idéias e resultados. Quanto mais elas experimentarem trabalhar sozinhas, mais criativas serão. Cada uma delas possui um ritmo próprio para fazer suas tarefas.
Repetição também é importante para as crianças, mesmo quando para você se torna monótono fazê-lo. Se você, depois de umas duas semanas repetir a tarefa proposta, colocando-lhes o mesmo material para elas trabalharem vai ficar surpreso de ver o progresso que elas conquistaram. A seguir apresentar-lhes-emos algumas idéias que podem ser desenvolvidas nas aulas junto às crianças pequeninas de até 3 anos de idade.

ALGUMAS SUGESTÕES PRÁTICAS:

1)- Luva com sininhos:
Adquira uma luva de malha ou lã e pregue em cada dedo pequenos sinos. Se preferir enfeite cada dedo com uma carinha que poderá ser pintada ou bordada. Se quiser aplique pedacinhos de lã para imitar cabelos. Com essa luva você pode iniciar as aulas saudando as crianças como se cada dedo tivesse um nome ou para outras brincadeiras de saudação à turma. Você pode também colar outros materiais nas bordas da luva: arroz, castanhas, etc.
Existem músicas infantis que expressam o movimento com as mãos. Por exemplo:
“Os dedinhos” (cantora Eliana)

2)- Locais para aventuras com bebês:
São muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebês que estão engatinhando. Por exemplo: túnel para bebês- feito com papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico para soprar, “João Bobo”, balões de ar, colchas, etc.
Na primeira vez deixe as próprias crianças experimentarem as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas não souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os travesseiros e almofadas, etc.
No início esse material todo é naturalmente excessivo. Talvez seja melhor começar apenas com os papelões por no máximo 1 hora e no próximo instante com os balões, etc.

3)- Piscinas para bebês:
Para cada grupo de crianças é bom que se tenha aproximadamente duas piscinas de borracha ou plástico. Você pode enchê-las com balões, jornais (você vai ver que logos elas irão rasgá-los entusiasmadamente). O algodão presta-se também para encher a piscina. Folhas de papel manteiga fazem também ruídos maravilhosos quando são amarrotados.
Outros materiais podem enchê-las: folhas secas, palha, etc.


Interessou-se pelo assunto? Quer mais sugestões de atividades práticas para esta faixa-etária?
É fácil!
Adquira a "Apostila de Sugestões de Atividades Práticas para Bebês de 0 a 3 anos" do PPD
( Projetos Pedagógicos Dinâmicos )
Mais informações através do e-mail: projetosdinamicos@superig.com.br

 

ATIVIDADES PARA BERÇÁRIOS

Sugestões de atividades e estímulos para o berçário

"O adulto precisa apresentar o mundo"
. Chocalho com garrafa peti, copo de iogurte, yakut...
. Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
. Bolinhas de cheirinho feito com meia calça
. Caixa supresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
. Tampas de Nescau com figuras.
. Cds com figuras, furado e usado como móbile.
. Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
. Janelinhas das sensações.
. Cd com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
. Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
. Varal das sensações.
. Cestos dos tesouros.
. Pendulo com bola e elástico colado no teto.
. Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).

Esconde-Esconde (para bebês)

Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre.
_ IDADE A partir de 6 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Noção de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão.
_ COMO BRINCAR Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande e chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente. Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, como um ursinho, e pergunte: "Cadê o ursinho? Onde ele está?" Incentive a criança a procurá-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criança a compreender a ausência dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar.

Encaixes (para bebês)

Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.
_ IDADE A partir de 6 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Noção de tamanho e de peso.
_ BRINQUEDO Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos.
_ COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso.
Você pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelão e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.

Cores (para bebês)

Blocos de espuma azuis e vermelhos... Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!
_ IDADE A partir de 3 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais nítida a partir do terceiro mês.
_ BRINQUEDO Blocos coloridos de espuma.
_ COMO BRINCAR Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros.
Deixe a criança segurá-los e derrubá-los.
_ ESTE VOCÊ FAZ Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro desses recipientes.
Junte um ao outro com fita adesiva. Também é possível usar água, óleo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o bebê perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.

ATIVIDADES COM CRIANÇAS DE 2 a 3 ANOS

As crianças de 2 anos são muito alegres e quando possuem um lápis e um papel se divertem bastante.Nesta idade, porém os lápis devem ser estreitos.


Em torno de 3 anos as crianças podem também apontar os lápis. Mas tome cuidado na hora de comprar os lápis e giz, de forma que não contenham elementos danosos para a saude. As crianças gostam de desenhar e pintar, como tambem mostrar suas criações para pais e conhecidos.


As tintas de dedo são as preferidos das maiorezinhas. Com as mãos sobre o papel estao prontas para pintar com muita alegria. Papéis mais grossos são os indicados, como também maiores.


Gostam tambem de construir suas próprias casinhas. Feitas de caixa de papelão com portas e janelas de abrir e fechar. Os móveis também podem ser construídos com caixinhas. Elas mesmas podem pintá-las.

As crianças podem fazer colares de diversos materiais. Como modelar formas para pintá-las depois.

No segundo ano de vida podem também começar a cantar. Cantem juntos! Elas aprendem rapidamente.


De às crianças instrumentos musicais simples e fáceis de fazer manualmente. Esses podem ser uma tampa de panela, uma colher que proporciona ritmos como também os instrumentos ritmicos industrializados: xilofone, tambor, piano elétrico.

Desenvolvimento da fala

Com brinquedos simples o desenvolvimento das crianças pode ser estimulado. Pode-se sempre perguntar: “Onde está...?” com essa indagação feitas sobre diversos materiais e móveis existentes na sala, ou em um livro, você ajuda a elas a aprender o nome dos objetos de entorno e a conhecer o mundo à sua volta.

Ainda que a criança não compreenda o sentido da palavra ela apreende o sentido da língua, coisas e relações observando e vivenciando.

Quando a criança observar uma máquina de lavar roupas, por ex., você pode esclarecê-la como você faz para lavar roupa. Ponha o sabão em pó, mostre que fecha a tampa, que liga a máquina, que depois a máquina enche de água, que ela bate a roupa, enche-se de espuma, etc.


Quando a máquina parar de funcionar, mostre à ela que a roupa está úmida e limpinha, que você agora irá dependurá-la para secar.

Como outra brincadeira , você pode apontar perguntar-lhe:- Aonde está seu nariz?
... Sua orelha... sua cabeça... seu braço... sua boca? E assim ela vai aprender brincando.


Nessa idade um bom brinquedo para a criança é um livro de capa e folhas duras. Ali elas podem folhear, sentir e você pode esclarece-las sobre cada figurinha que esteja ali.

Para que a linguagem se desenvolva converse com ela e deixe que ela tenha contato com outras crianças. Logo verá como falará mais e cada dia mais corretamente. Conte historinhas para elas. Gostarão de ouvir e pedirão que repita-as. Você verá que um dia elas já terã até mesmo decorado a estorinha e quando você a contar ela a irá complementar.

Um bichinho de pelúcia, pano, uma bola colorida ou briquedos de plástico de montar. Mostre como devem fazer e elas o farão.

ATIVIDADES CRIATIVAS COM CRIANÇAS PEQUENINAS

até 4 anos


É muito importante, na primeira vez que que as crianças procurem trabalhar sozinhas, no entanto, sem que sejam forçadas a isso. Você, naturalmente precisa estar de olho nelas, pois gostam de por coisas na boca. Especialmente quando trabalharem com balões, algodão, jornais e peças pequeninas. Não espere uma super-produção ou que os trabalhos sejam perfeitos e com bom acabamento.


Ao praticarem atividades criativas, cada vez mais exercitando a coordenação motora, você verá que elas irão aprimorando suas técnicas e resultado final do que criarem.
A repetição de atividades é também muito importante para as crianças. O que para um adulto pode parecer repetitivo, para as crianças é sempre uma aventura e encontram novidades para experenciar.


Experimente, depois de duas semanas que apresentou determinada atividade, colocar à disposição das crianças o mesmo tipo de material que já aplicou anteriormente e verá quanto progresso elas demonstrarão realizar.

Uma idéia para crianças que engatinham
Se você sabe tricotar, faça uma luva, se não adquira uma e pregue nas extremidades de cada dedo um pequeno sininho! Você poderá também desenhar uma carinha nos dedos e se quiser mais costure lã que será o cabelinho das carinhas. Elas adorarão!

Aventuras para crianças pequeninas
Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadados. Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc.
Para o início a utilização de materiais em abundâncias talvez seja exagerada. Comece talvez com alguns papelões e depois ofereça-lhes apenas balões, etc. Uma brincadeira de cada vez.

Crianças exercitando-se na sala
Preste atenção com as brincadeiras das crianças, é sempre bom ter um colchão de ginástica ou uma colcha almofadada para que as crianças possam brincar e exercitarem se ali.

Bacia ou piscina de plástico

Para cada grupo de crianças duas piscininhas de plástico seria o ideal. Você poderá enchê-la com balões de soprar (meio murchos para não estourarem), jornais (as crianças adoram rasgá-los), algodão (de boa qualidade- para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia). Papéis manteiga fazem um barulho agradável de se ouvir, quando se é amassado. Observando-as sempre para que não engulam objetos indesejáveis.

No outono é possível encontrar materiais como: castanhas, folhas, que também podem estar nessa pequena piscina, para que as crianças entrem dentro e desenvolvam seus sentidos.

Quando o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e enchê-la de água. Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de plátstico, baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre.

Música com materiais de casa.
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!

Enchendo objetos

Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.

Conhecendo as formas

Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas: círculo, triangulo, retangulo, etc.
Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.

Rolos de papel higiênico

Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima !
Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima
Saquinhos recheados

Uma coisa que pode ser feita rapidamente é fazer saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas.
Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.

Painéis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painís. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas.
Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorezinhas poderão pelo tato adivinhar de qual painél se trata.

Cobra de pano
Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Voce poderá utilizar outros materiais para enche-la.

Recipiente de filme
Você poderá também encher um potinho de plastico desses de filme fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxilio de fita isolante ou crepe.

Papelão
Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.
Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.
Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.
Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.

Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por: bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.

Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho..

Travesseiros de balões
Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colacar nas colchas diversosbalões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.

Brincadeira na areia
Quando estiverem fora, dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade.

Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papél..

Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.

Caixas de ovos vazias
São também boas para que as crianças as rasgem ou para ser utilizada na confecção de papel maché – que serve-se como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc.
As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.

Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar . Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)

Areia e cola
A areia pode ser muuito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em cima enfeitar com conchinhas do mar, etc.

Navio de puxar
Com uma caixa de ovos podemos contruir um navio de puxar. Com isso as crianças podem pintá-lo com tinta de dedo . Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho está pronto.

Colar de macarrão
Com um cordão e vários macarrõezinhos é possivel fazer um colarzinho! As maiorezinhas treinarão sua coordenação motora e adorarão o resultado final.

Esconde-esconde na Banheira

Como vamos precisar de um personagem fictício para descrever nossa atividade, Este será uma menina que vai se chamar Vitória.

Vitória está em sua banheira batendo na água com as duas mãos. Sua Mãe ou Pai, está sentado ao lado da banheira, cuidando de sua segurança.

"Vitória, Vitória," se diz enquanto se pega uma toalha de banho.
"Você está pronta para nossa brincadeira especial?"

Vitória olha para cima e vê o sorriso estampado no rosto do adulto ali presente. Ela sorri para ele e dá uma gargalhada.

Ele diz: "Vamos brincar de Cadê-você," e coloca a toalha na frente do seu rosto, de modo a escondê-lo dela.

Vitória estende a mão e toca no alto da cabeça dele.
O adulto diz, "Cadê-você, Vitória, não consigo ver você."

Ele baixa um pouco a toalha de modo que seus olhos fiquem à vista. Vitória dá um grito de alegria.

Ele cobre seus olhos outra vez e diz, "Cadê-você, Vitória... ainda não consigo ver você."
O Adulto pega a toalha e leva na direção dela dizendo, "Agora é sua vez Vitória."

Ela pega a toalha e coloca-a na frente do seu próprio rosto, imitando-o.
O adulto então dirá: "Onde está Vitória?"

Vitória derruba a toalha na banheira deixando-se ver, e bate com as mãos agitando a água. Ela balbucia para o adulto: "Dadadada. Dabababa."

Ele diz, "Acho que você está dizendo que está cansada de brincar de Esconde-esconde. Vamos brincar com seu Patinho e sua esponja?"


Como muitos bebês, Vitória está aprendendo sobre linguagem, da seguinte forma:
• Ela sabe que é divertido brincar com outra pessoa.
• Ela levanta os olhos quando o adulto diz o seu nome.
• Ela sorri quando o adulto sorri para ela.
Eis como o responsável pela criança, ajuda no desenvolvimento de sua linguagem:
• Falando com ela durante uma atividade diária - Que pode ser A hora do banho;
• Dizendo seu nome várias vezes, de modo que ela se familiarize com o mesmo e aprenda a reconhecê-lo quando alguém o pronunciar;
• Repetindo várias vezes a brincadeira, e então encorajando ela quando diz, "agora é a sua vez de jogar!"
• Respondendo aos seus balbucios como se soubesse o que ela está dizendo.

 

 

 

 

Amigo Fantoche *

Conforme a visão do bebê melhora, ele passa a ver claramente objetos a distâncias maiores. Para trabalhar sua capacidade de focalizar e de rastrear, tenha um fantoche à mão na hora da comida, da troca da fralda ou da brincadeira.

Materiais:
• Meia branca limpa
• Canetas hidrocor
• Desenvolvimento da linguagem
• Interação social
• Acuidade visual

Modo de fazer:
1. Compre um par de meias brancas, grandes o suficiente para caber em suas mãos.
2. Use as canetas hidrocor para desenhar olhos, sobrancelhas, nariz e ouvidos nos “dedões” das meias. Use a parte dos calcanhares para desenhar a boca e a língua vermelha.
3. Coloque o bebê no colo, na mesa de trocar ou na cadeirinha.
4. Coloque um dos fantoches feitos de meia na sua mão e comece a cantar, recitar versinhos ou apenas conversar. Coloque o segundo fantoche na outra mão para uma diversão dobrada.
Segurança: Não deixe o bebê chupar a meia, pois a tinta pode sair.

Rolando *


 

Um bebê precisa de meses para obter controle absoluto sobre os seus movimentos, mas você poderá ajudá-lo nessas primeiras semanas brincando de Rolando. Por volta dos 4 ou 6 meses, os bebês já conseguem girar sobre seus corpos.

Materiais:
• Cobertor ou toalha macia
• Superfície macia no chão
• Direção
• Locomoção
• Controle motor

Modo de fazer:
1. Coloque um cobertor ou uma toalha macia sobre uma superfície também macia.
2. Deite o bebê com a barriguinha para baixo sobre o cobertor.
3. Pegue um dos lados do cobertor e levante-o devagar, fazendo com que o bebê se incline para um dos lados.
4. Continue rolando suavemente o bebê e conversando com ele no processo. Use as suas mãos para apoiá-lo conforme ele se vira.
5. Quando o bebê tiver rolado completamente, mostre-lhe a sua alegria.
6. Repita até que o bebê se canse da brincadeira.
Segurança: Certifique-se de fazer movimentos lentos e de manter as mãos no bebê para que ele não role rápido demais e se machuque.

Chapéu Divertido *

Quando você introduzir o jogo Chapéu Divertido, seu bebê estará quase acostumado a reconhecer rostos. Você não conseguirá enganá-lo por muito mais tempo, mas ele se divertirá tirando e colocando o chapéu de volta.

Materiais:
• Variedade de chapéus
• Cadeirinha para crianças
• Sua cabeça e suas mãos
• Causa e efeito
• Lidando com a ansiedade causada pelo novo
• Constância do objeto (um objeto permanece o mesmo, ainda que alterado)
• Interação social

Modo de fazer:
1. Pegue os vários chapéus da casa ou compre alguns chapéus baratos em lojas baratas ou especializadas em festas. Procure incluir bonés, toucas de lã, chapéus de bombeiro, de palhaço, de cozinheiro, uma boina, chapéus que cubram as orelhas, ou um chapéu chique com penas de aves. (Não inclua máscaras no jogo, elas tendem a assustar bebês pequeninos.)
2. Coloque o bebê em sua cadeirinha e coloque a cadeirinha no chão. Sente-se em frente dele.
3. Coloque o primeiro chapéu em sua cabeça e faça uma cara engraçada, ao mesmo tempo em que diz alguma coisa interessante, tal como, “Olhe para mim!” ou “Veja, eu sou um bombeiro!”
4. Incline-se para o bebê para que ele consiga segurar e tirar o chapéu, ou tire você mesma.
5. Repita várias vezes com o mesmo chapéu antes de pegar outro.
Segurança: Algumas vezes, os bebês se assustam quando a aparência das pessoas muda. Se o bebê começar a ficar assustado, coloque e tire o chapéu rapidamente e mostre que você ainda é a Mamãe/Papai. Se ele continuar assustado, deixe para fazer o jogo mais tarde, em outra ocasião.

Abra e Feche *

Durante vários meses, após o nascimento do bebê, ele tem o reflexo de agarrar objetos com a palma da mão, mas apresenta dificuldade para soltá-los. Esse jogo ajudará os bebês a conseguirem total controle das mãos e do reflexo de agarrar.

Materiais:
• Brinquedos de tamanho médio, fáceis de serem agarrados pelo bebê, tais como chocalhos, bichinhos de pelúcia, mordedores, blocos, e assim por diante.
• Mesa ou cadeirão
• Agarrando e soltando
•Desenvolvimento motor fino
• Controle fino dos músculos

Modo de fazer:
1. Pegue vários brinquedos que possam ser agarrados e que caibam nas mãos do bebê.
2. Coloque o bebê no seu colo, perto da mesa ou do cadeirão.
3. Coloque um brinquedo perto do bebê, de modo que ele precise se esticar um pouquinho para alcançá-lo.
4. Estimule-o a pegar o brinquedo.
5. Depois de ele ter conseguido pegar o brinquedo e de ter se divertido um pouquinho, separe os dedinhos gentilmente e retire o brinquedo.
6. Coloque o brinquedo de volta na mesa.
7. Enquanto as mãos do bebê estão livres, cante a seguinte canção ao mesmo tempo em que abre, fecha e bate palmas com as mãozinhas.
Abra e Feche
Abra e feche, abra e feche,
Bata uma palminha!
Abra e feche, abra e feche
Coloque no colinho!

Segurança: Já que, com certeza, nessa fase os bebês levam à boca todos os brinquedos, certifique-se de que os brinquedos estejam limpos e não tenham nenhuma ponta afiada ou partes pequenas que possam se soltar e fazer com que ele engasgue.

Serra-Serrador *


Em breve, o bebê perderá dois dos reflexos que tinha à época do nascimento – o reflexo de agarrar e o “reflexo de boneca” (ou seja, abrir os olhos quando se senta) – e ganhará maior controle de seus movimentos. Enquanto ainda os tem, brinque com ele de Serra-Serrador para aproveitar esses reflexos!

Materiais:
• Superfície macia e não escorregadia
• Suas mãos
• Antecipação e surpresa
• Agarrar
• Controle da cabeça e do pescoço
• Interação social

Modo de fazer:
1. Deite o bebê em uma superfície macia e não escorregadia, um carpete, por exemplo.
2. Sente-se de frente para ele, perto dos seus pezinhos.
3. Coloque os polegares nas palmas das mãos do bebê e deixe que ele os agarre. Conforme ele segura os polegares, “enrole” seus dedos ao redor da parte de trás das mãos do bebê.
4. Bem devagarzinho, puxe o bebê até que ele esteja sentado e cante: “Serra-Serrador”.
5. Dê um tempinho para o bebê apreciar a sua expressão de felicidade e para aproveitar a brincadeira, depois, recomece.

Segurança: Certifique-se de segurar firmemente as mão do bebê para o caso de ele largá-las. Faça os movimentos vagarosamente para não machucar o pescoçinho dele.

 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL I

• Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).
• Manusear revista e revistas infantis
• Histórias à vista das gravuras do livro ( histórias pequenas).
• Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.
• Fazer o reconto das histórias lidas ( professor)
• Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
• Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe
• Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente.
• Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
• Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.
• Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
• Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
• Registrar a rotina no quadro.
• Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
• Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.
• Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
• Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
• Soltar objetos dentro de uma caixa.
• Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
• Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
• Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
• Saltar pequenos obstáculos.
• Bater bola no chão e agarrar em seguida.
• Encaixar blocos
• Encaixar blocos em orifícios diversos.
• Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.
• Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).
• Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu.
• Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.
• Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.
• Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.
• Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.
• Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo.
• Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.
• Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.
• Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.
• Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.
• Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação.
• Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão.
• Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades.
• Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.
• Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.
• Brincar de entrar dentro de caixas de papelão.
• Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança
• Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.
• Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.
• Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.

MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS

• Jogos de borracha ou plástico desmontáveis.
• Brinquedos representativos de sua realidade (carrinhos, panelinhas, bonecas, bichinhos, etc.).
• Blocos diversos para montar.
• Cubos de diversos tamanhos.
• Lápis de cera, giz, pincéis, tintas, lápis de cor, etc.
• Espelho grande na parede.
• Brinquedos sonoros.
• Caixas com orifícios.
• Embalagens diversas, vazias.
• Fantoches.
• Bolas, bonecas, brinquedos para brincar de casinha.
• Caixas de papelão de vários tamanhos.
• Regador, brinquedos de puxar.
• Copos de plástico e potes de iogurte.
• Fichas com o nome dos alunos.
• Argolas coloridas.
• Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.)
• Brinquedos coloridos e sonoros.
• Instrumentos musicais.
• Painéis com vários estímulos para exploração.
• Papeis coloridos de texturas variadas.
• Revistas e revistas infantis.
• Massa plástica, lixas, etc.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL II

TODAS AS ATIVIDADES DO MATERNAL I E AINDA:


• Oferecer revistas com figuras diversas, tanto conhecidas como novas ampliando seu conhecimento.
• Identificar objetos e animais incompletos, solicitando que identifique a figura como um todo.
• Rasgar folhas de revista e tentar juntar reconstruindo a figura.
• Fazer a chamada utilizando a ficha com o nome próprio permitindo que a criança reconheça o seu nome no conjunto dos demais.
• Oferecer livros ilustrados com pequenas histórias para as crianças manusearem.
• Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc.
• Oferecer objetos concretos, estimulando-os a discriminá-los.
• Oferecer embalagens vazias para que a criança possa empilhar, enfileirar ou brincar livremente.
• Mostrar o livro de história após Ter lido, solicitando que aponte personagens.
• Proporcionar oportunidades de ouvir músicas clássicas e populares.
• Memorizar pequenos trechos de poemas, parlendas ou canções.
• Oferecer caixas de diversos tamanhos e formas, para a criança enfileirar para a menor ou encaixar uma dentro da outra.
• Oferecer lápis de cor, canetas, giz de cera, giz colorido e papéis diversos para a criança rabiscar livremente, sem levar em conta a grafia do trabalho.
• Oferecer giz colorido para rabiscar no chão, no pátio e no quadro.
• Estabelecer e ler os combinados com a turma.
• Permitir que ela faça o reconto de pequenos trechos das histórias contadas pelo educador.
• Interagir com as crianças na hora da alimentação, dizendo o nome dos alimentos que lhes são oferecidos.
• Manusear revistas infantis e identificar alguns personagens.
• Rasgar, amassar, jornais e folhas de revistas, em seguida amassá-los.
• Brincar com corda passando por cima e por baixo da mesma.
• Cantar acompanhando o ritmo com instrumentos ou objetos que produzem sons.
• Percorrer linhas diversas desenhadas no chão ( retas, curvas, sinuosas, etc.).
• Imitar sons, gestos sugeridos por um modelo.

MATERIAIS PARA O MATERNAL II

TODOS OS USADOS NO MATERNAL I E MAIS:


• Jogos diversos de montar e desmontar.
• Jogos de madeira e plásticos desmontáveis.
• Massa de modelar e argila.
• Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc.
• Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc.
• Bolas de diversos tamanhos e cores.
• Casinha de boneca, corda.
• Jogos simples de completar figuras.
• Caixas de papelão de variados tamanhos.
• Quebra cabeça simples.

 

 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O BERÇÁRIO
 

• Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).

• Manusear revista e revistas infantis

• Histórias à vista das gravuras do livro ( histórias pequenas).

• Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.

• Fazer o reconto das histórias lidas ( professor)

• Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.

• Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe

• Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente.

• Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.

• Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.

• Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.

• Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.

• Registrar a rotina no quadro.

• Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.

• Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.

• Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.

• Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.

• Soltar objetos dentro de uma caixa.

• Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.

• Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.

• Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.

• Saltar pequenos obstáculos.

• Bater bola no chão e agarrar em seguida.

• Encaixar blocos


 

  1. Adorei as sugestões de atividades, bem criativas.

    Comment by carla — 16.3.10 @ 14:40

  2. gostei e gostaria de adquirir seu material pois não tenho experiência de sala de aula e vou estagiar.

    Comment by eunice bomfim conceição — 24.3.10 @ 16:57

  3. Adorei! Ótimas sugestões,aproveitarei bastante. Peço que se possível me enviem sugestões de atividades para trabalhar com crianças de 1ano e oito meses até 4 anos,além caso vocês possam me enviarem sugestões para trabalhar com crianças especiais.Serei muito grata,pois estou tendo dificuldades. Atenciosamente, Betania Araújo Bezerros-PE

    Comment by Betania Araújo — 6.4.10 @ 11:26

  4. Maravilhosas sugestões!!! Parabéns!! Trabalho com crianças de o a 6 anos fico agradecida com todas estas sugestóes vou aproveitá-las com as minhas educadoras. Carinhosamente, obrigada.. Lenira Leites Porto Alegre - RS

    Comment by LENIRA LEITES — 7.4.10 @ 1:25

  5. muito boas essas sugestões de atividades!!

    Comment by suh — 10.4.10 @ 16:00

  6. Amei este site, parabéns pelas atividades desenvolvidas , também trabalho com crianças na faixa etária de 04 eses a 6 anos, vou usá-las para passar para as educadoras. Obrigada e parabéns........ Barretos SP

    Comment by Cleusa Aguil — 14.4.10 @ 17:57

  7. Amei este site, há muito tempo estava procurando este tipo de atividade.Vou indicar este site a todas as minhas colegas de trabalho. Vcs estão de parabéns! Valeu!

    Comment by jaciara sodré — 17.4.10 @ 16:56

  8. MUITO LEGAL AS IDEIAS, GOSTEI MUITO PARA TRABALHAR DIFERENCIADO,

    Comment by JUCELIA — 22.4.10 @ 1:15

  9. Bom dia! Adorei este blog. Gostaria de uma ajuda, é a primeira vez que vou trabalhar com crianças na faixa etária de 2 anos.Estou precisando de ideias de como desenvolver com elas varias atividades,sendo que eu terei que fornecer o recurso. Obrigada.Beijos, Hilária

    Comment by Hilária Maria França — 24.4.10 @ 8:29

  10. Adorei as sugestões de atividades pra berçarios, pois sou coordenadora pedagógica numa escola de educação infantil aqui no meu Municipio de Ijuí e sempre gosto de dar no dia do planejamento como material de apoio para as professoras!!! abraços

    Comment by cintia souza da silva — 25.4.10 @ 20:48

  11. Tenho turma de berçario, com idades de 4 meses a 12 meses. preciso fazer os pareceres descritivos da turminha, gostaria de saber, quais os itens a avaliar de acordo com o RCN.Se possível dê um exemplo ou me indique sites que contenham esse assunto, pois já vasculhei a net e não achei.Bju!

    Comment by Elaine — 27.4.10 @ 21:10

  12. achei suas ideias maravilhosas,gostaria se possivel mais atividades que englobe habitos e atitudes.Obrigada desde já.

    Comment by glaucia — 21.5.10 @ 9:42

  13. Adorei seu blog. Parabéns. Adoro educação infantil faz 15 anos. Este ano na secretaria da escola e já estou sentindo falta da sala de aula.Suas idéias vão me ajudar a orientar as professoras que iniciam na carreira. Um abraço

    Comment by elaine — 22.5.10 @ 17:04

  14. Muito bom.Parabens!!!

    Comment by creusa — 29.5.10 @ 16:22

  15. Parabéns, pelas sugestões para berçário é muito difícil encontrar atividades que trabalhem os conteúdos exigidos pela equipe pedagógica do centro onde trabalho. gostaria de agradecer e também pedir sugestões para confecção de livretos com atividades para berçário. Grata!

    Comment by Solange — 30.5.10 @ 21:04

  16. gostaria de receber atividades de linguagem oral e escrita e matemática do projeto circo para criança de creche 3 anos se puder me ajudar agradeço silvia

    Comment by silvia renata — 30.5.10 @ 21:19

  17. Olá!!! Gostaria de adquirir a apostila de atividades para berçario.Moro no Rio Grande do Sul...mais informaçoes... Obrigada!!!

    Comment by ADRIANA — 4.6.10 @ 20:19

  18. Adorei as sugestões, a muito tempo procurava um site assim,parabéns.

    Comment by Marcia Moreira Gorayeb — 12.6.10 @ 11:23

  19. to adorando as dicas obrigada vai ajudar e muito bjus

    Comment by Hélia regina saldanha — 12.6.10 @ 18:30

  20. Adorei a sugestões me ajudaram muito, bjk

    Comment by ana paula m guarinho — 23.6.10 @ 10:17

  21. Adorei estas idéias , gostaria de saber sevoces tem alguma idéia de mini projeto da chapeuzinho vermelho adaptada com recreação, matematica, oficina . pois estou desenvolvendo para o bII . Obrigada e até mais

    Comment by Rosana de Jesus Freiotas — 24.6.10 @ 17:00

  22. Adorei as idéias de atividades para Berçário. Trabalho com bebês de 3 a 9 meses. Essa faixa etária é difícil de encontrar atividades. Obrigada

    Comment by Rosely Ferreira — 26.6.10 @ 17:37

  23. Todas as sugestões vão me ajudar a assessorar pedagogicamente creches nove comunitárias que atuo . Adorei.

    Comment by andrea xavier — 26.6.10 @ 23:49

  24. Adorei as sugestões principalmente para o berçário.

    Comment by andrea xavier — 26.6.10 @ 23:50

  25. quero receber seus emails, adorei seu blóg, bjs, principalmente atividades de mini maternal que é a minha sala, ok, bjs.

    Comment by célia — 13.7.10 @ 19:57

  26. Gostaria de receber alguns projetos para trabalhar com crianças de 1 a 2 anos, gostei muito das dicas vou aproveita - las bastante Cintia

    Comment by CINTIA MARA DA SILVA — 15.7.10 @ 12:58

  27. Gostaria de receber projetos para trabalhar com crianças de 1 a2 anos de idade.Obrigada Cintia

    Comment by CINTIA MARA DA SILVA — 15.7.10 @ 13:01

  28. Adorei muito criativo, com certeza e muito bom dividir experiências para desenvolver muitas coisas novas com a criançada vcs estão de parabéns e são pessoas eluminadas!bjs

    Comment by Rosi — 17.7.10 @ 13:16

  29. ADOREI, VC É DEMAIS...PARABÉNS..

    Comment by Priscila — 17.7.10 @ 17:01

  30. parabens, voces arrasaram!!!

    Comment by delma — 25.7.10 @ 22:51

  31. gostaria de receber atividades referentes ao projeto fundo do mar trabalho com criancas de 2 anos

    Comment by rosangela — 1.8.10 @ 0:14

  32. adorei essas idéias porem tudo isso nos ja fazemos e temos em nosso berçário gostaria de uma nova e diferente idéia

    Comment by eliete — 6.8.10 @ 20:29

  33. esse site é muito bom pois me ajudou a fazer diversos trabalhos, vc mereçem muitos parabens!!!! grata

    Comment by maria mara — 7.8.10 @ 9:51

  34. amei seu site principal mente a parte dos jogos e atividades no berçario.

    Comment by juliana paiva — 7.8.10 @ 9:53

  35. adorei este blog é muito rico em ideias.obrigada por nos ajudar bjs.

    Comment by tania — 8.8.10 @ 22:54

  36. adorei o blog é muito rico em ideias,muito obrigada po nos ajudar a proporcionar o desenvolvimento de nossas crianças.bjs

    Comment by tania — 8.8.10 @ 22:59

  37. gostei das atividades para berçario dois,tenho um pouco de dificuldades de ter ideias para os planos de aulas.

    Comment by roseni silva — 9.8.10 @ 20:39

  38. Oi! Estou pra iniciar aulas de inglês em berçário, maternal, jardim e mini maternal, mas só tenho experiência com pré. Não tenho idéia do que nem como ensinar para bebês de 4 meses em diante. Se alguém puder dar alguma ajuda, ficarei grata!! Ass.: Patrícia

    Comment by Patrícia — 15.8.10 @ 2:56

  39. Parabens pelo seu blog. Dicas mais do que excelentes!!! Me ajudara bastante!

    Comment by Alanna — 15.8.10 @ 22:32

  40. Olá...preciso montar um projeto sobre animais com o berçário 2 e é URGENTEEEEEEEE. mE AJUDE POR FAVOR

    Comment by Cris Arantes — 20.8.10 @ 7:38

  41. Amei todas as atividades,tenho um pouco de dificuldades de ter idéias para bercário.Me ajudará muito.PARABÉNS!!!

    Comment by JOELZA — 20.8.10 @ 20:36

  42. oi adorei o site!! trabalho com crianças de 1 ano e 6 meses estou trabalhando com cores essa semana vai ser só vermelho gostaria de saber que tipo de atividades dar para elas já agredecendo beijos

    Comment by vanessa — 20.8.10 @ 21:00

  43. MUUUITO OBRIGADA pela grande ajuda!! a partir das suas dicas consegui ter várias idéias para montar o meu plano de aula!! muito bom! adoreeei! :)

    Comment by Larissa Lopes — 28.8.10 @ 17:47

  44. Parabéns vc é muito criativa eu amei seus trabalhos...

    Comment by marnise — 28.8.10 @ 21:51

  45. Amei suas ideías, gostaria de saber como posso adquirir uma postila sua, vc está de parabéns...

    Comment by Vera Lucia Prates Palacios — 30.8.10 @ 13:46

  46. olá, adorei seu blog, muito interessante suas atividades. Gostaria de saber se é possível você me ajudar a elaborar atividades e brincadeiras para desenvolver com crianças de 1 a 3 anos de idade.] Obrigada, espero seu retorno.

    Comment by DAYANNE FERREIRA — 4.9.10 @ 23:04

  47. olá, adorei as dicas. gostaria de saber se vcs têm dicas de rotina para eles? e no momento da agitação? tenho 13 alunos de 1 e meio a 2 anos.

    Comment by joana — 8.9.10 @ 21:05

  48. Minhas atividades ficaram muito mais criativas depois que acessei este site.Obrigada!!!

    Comment by raquel — 12.9.10 @ 13:19

  49. Bom dia. Parabéns pelo site, falta apenas a informação básica do endereço, pois fiquei muito interessada em matricular minha filha, mas pelo site não encontrei a localidade. Qual é o preço da mensalidade e matricula, tem horário integral? Seria qual o horário? Fico no aguardo dessas informações. Grata.Katia

    Comment by Katia — 16.9.10 @ 9:20

  50. olá,eu preciso de sugestoes de atividades com o tema brinquedos e brincadeiras para fazer com crianças de 2 e 3 anos obrigado.

    Comment by andrea — 10.10.10 @ 14:52

  51. Amei as sugestoes de Atividades....obrigada pela ajuda...um big beijo

    Comment by Claudia — 16.10.10 @ 21:28

  52. vcs são especias muiitooo obrigada estou motivada a fazer o meu melhor só com esse grande incentivo não consigo espressar com palavras o tamanho de minha gratidão bjus.

    Comment by silvia souza — 24.10.10 @ 22:09

  53. fico feliz por ter tido acesso a tantas informações importantes, que Deus abençoe.

    Comment by lucia — 10.11.10 @ 17:50

  54. Que Deus abençoe , por tantas ideias boas,,,

    Comment by lucia — 10.11.10 @ 17:52

  55. Obrigada por partilhar seu conhecimento com as Educadoras de berçário.Parabéns sua iniciativa é valorosa.

    Comment by Almerinda de Oliveira — 15.11.10 @ 19:11

  56. Eu amei encontrar esse site pq trabalho a 8 anos com crianças dessa idade e ja estava sem noção de atividades diferentes para da o ano de 2011 para meus alunos. Eu adorei e quando tiver novidades por favor me mandem Obrigada

    Comment by Tatiane rodrigues — 16.11.10 @ 20:20

  57. obrigada suas idéias são maravilhosas deus te abençoe!

    Comment by adenilde — 18.11.10 @ 20:37

  58. Amei as dicas de ativivades.... gostaria de receber os objetivos de cada atividade para berçário, pois trabalho com crianças de 0 a 18 meses, e já pretendo fazer o planejamento para o ano de 2011.

    Comment by Maria Cecília — 19.11.10 @ 19:40

  59. adoreei me deu varias idéias continue assim que as crianças merecem.

    Comment by silvana — 20.11.10 @ 20:32

  60. ótimas sugestões...é sempre necessário estar conhecendo novas atividades para o trabalho com os pequenos, adorei!!!! Parabéns.

    Comment by Fabi Goetze — 4.12.10 @ 13:14

  61. Adorei as ideias! Elas esclareceram muitas dúvidas que eu tinha!

    Comment by Patricia — 7.12.10 @ 13:45

  62. eugdfcxdcvses

    Comment by millena aguiar bueno — 21.12.10 @ 15:16

  63. jogos

    Comment by millena aguiar bueno — 21.12.10 @ 15:24

  64. Ótimas atividades e sugestões! A maioria delas utilizarei como base para trabalhar com a minha turminha de 6 meses a 1 ano e dois meses, em 2011. Muito obrigada pelas sugestões. Elas irão me ajudar bastante!

    Comment by Ana Maria — 29.12.10 @ 10:03

  65. Adorei as sugestões achei extremamente criativas!!!!!

    Comment by Adriana — 29.12.10 @ 12:44

  66. adorei as dicas aqui expostas!certamente sera muito útil não so para mim,como também para demais professoras(es).se possível,mande alguns modelos edicas para meu e-mail. obrigada!

    Comment by maiara — 16.1.11 @ 18:44

  67. Parabéns pelo blog tem idéias maravilhosas, era isso mesmo que eu precisava, idéias novas

    Comment by Rosa Maria — 14.2.11 @ 12:53

  68. Parabéns pelas atividades, são maravilhosas e de grande valia para os professores

    Comment by Juliana Carolina — 14.2.11 @ 20:21

  69. Adorei as atividades! Parabéns

    Comment by Fatima — 20.2.11 @ 16:00

  70. gostaria de saber o que posso dar de atividades para criancas de 2 a 3 anos e estou com dificuldade de fazer o semanario me ajude nessa. obrigado

    Comment by janaina carla de souza santos — 20.2.11 @ 19:08

  71. Gostaria de um planejamento p maternal cça de 2 a 3 anos estou iniciando agora e fiquei muito tempo fora da rede....Obrigada

    Comment by thais brito alves — 21.2.11 @ 8:37

  72. adorei as outras atividades q vi de maternal, agora tô voltando a trabalhar com crianças de 3 meses a l ano to sem noção. obrigada

    Comment by Marly Costa — 22.2.11 @ 0:40

  73. o que posso dar de atividade para criança de 3 meses a 1 ano e gostaria de ter moldes de enfeites de sala porta e mura\lde berçario

    Comment by Marly Costa — 22.2.11 @ 0:42

  74. Como é gostoso procurar algo e encontrar sugestões maravilhosas. Amei

    Comment by roseli — 26.2.11 @ 19:25

  75. Gostaria de receber atividades.OBRIGADA.

    Comment by Lidiane — 26.2.11 @ 21:39

  76. olá gostaria de sugestaaõ no que fazer para uma feira cultural comm o maternal. obrigada

    Comment by Alexandra buzzo — 27.2.11 @ 15:53

  77. adorei as sugestões pois estou pensando em trabalhar em uma creche ..........

    Comment by CLEIDIANA FRANÇA DE OLIVEIRA — 27.2.11 @ 16:06

  78. Olá! Parabéns! Dificilmente encontramos atividaddes para esta faixa etária. Muito obrigada.

    Comment by Sueli Clopes — 10.4.11 @ 16:12

  79. Amei as atividades me mantenham sempre informada.

    Comment by Elcione Aparecida Gonçalves — 27.4.11 @ 14:06

  80. Amei as propostas de atividades para bercário propostas por vc. Gostaria que enviasse mais atividades. Obrigada!

    Comment by Rosana Neves Corrêa — 28.5.11 @ 12:27

  81. Olá , adorei seu blog , quero sim as apostilas.Obrigada beijos

    Comment by Fatima Nunes — 28.5.11 @ 13:00

  82. amei as sugestões de atividades

    Comment by patricia de oliveira — 28.8.11 @ 18:16

  83. ameiii as sugestões..

    Comment by sabrina — 30.8.11 @ 18:44

  84. Adorei as sugestões,to trabalhando com maternal 2 e as vezes ficamos um pouco perdidos no em meio tanta energia. Bj

    Comment by fernanda — 18.9.11 @ 13:51

  85. Ameei este site estava procurando atividades a serem aplicadas nos Cmeis e enconteri o lugar perfeito ! Adorei mesmo foi muuitoo util este site para meu trabalho do magistério !!

    Comment by Blenda Scarlet — 28.9.11 @ 11:31

  86. muito bom,gostei muito,são bem criativos

    Comment by aline — 4.10.11 @ 9:47

  87. mega importante compartilhar as atividades, dessa forma vc está ajudando ao próximo, então deus multiplicará seus conhecimentos mais e mais, creia nisso!!!!!!!! jesus te ama!!!

    Comment by lia rachel — 4.10.11 @ 13:50

  88. gostaria que desse uma dica para mini maternal de 1 a 2anos de planejar minhas aulas algumas atividades ...bjsss!!!por favor..

    Comment by wilma rosana — 5.10.11 @ 19:58

  89. mto bom amei trabalho em berçario foi mto util obrigada,

    Comment by jessica — 29.10.11 @ 16:17

  90. Preciso de informações para montar um projeto pedagógico com a estrela-do-mar para o maternal 1 e 2.Obrigada.

    Comment by Lúcia — 9.1.12 @ 20:41

  91. eu adoreii o site muito interresante !!

    Comment by andreza — 16.1.12 @ 18:19

  92. adorei a sugestões e pretendo usá-las, obrigada!!!

    Comment by maura — 23.1.12 @ 17:36

  93. Adorei seu blog e os conteúdo também, mas estou começandpo agora, e estou um pouco perdida!!!Por favor me ajude@! GOSTARIA DE RECEBER UM PLANEJAMETO COMPLETO PARA MATERNALll até julho,

    Comment by ERIKA — 23.1.12 @ 20:14

  94. cuidar com amor e carinho doar-si

    Comment by espaço da criança raio de sol — 24.1.12 @ 21:49

  95. oi! gostaria de receber se possivel atividades de maternal I e II obrigada

    Comment by kenia de oliveira — 25.1.12 @ 8:55

  96. Olá gostaria de receber novas brincadeiras para crianças do berçario. bjs

    Comment by Ilma Maria de Araujo — 25.1.12 @ 16:39

  97. Olà gostaria de receber novas brincadeiras para crianças do berçario. bjs

    Comment by Ilma Maria de Araujo — 25.1.12 @ 16:43

  98. Adorei esse blog tem bastante coisas interessantes, coloquei ele na minha pág como sites interessantes... Estarei sempre por aqui... e será bem vinda ao meu cantinho sempre que quiser... Bjos!

    Comment by Tamara — 26.1.12 @ 12:29

  99. quero receber atividades de educação infantil

    Comment by eliane — 27.1.12 @ 15:06

  100. Gostaria de receber no meu e-mail, atividades e brincadeiras relacionadas com o maternal 1, pois sou professora e este ano vou trabalhar com maternal e confesso que estou um pouco com medo, pois até então, só havia trabalhado com o ensino fundamental. Por favor me ajudem!!!! Estou um pouco assustada e com medo de falhar... Me ajudem!!!! Obrigada!!!!

    Comment by Mônica C. P. de Castro — 29.1.12 @ 17:52

  101. preciso de brincadeiras conjuntas e mais agitadas.

    Comment by vivian — 30.1.12 @ 18:26

  102. adorei as dicas são de grande utilidade pra mim que estou iniciando no maternalI..obrigada

    Comment by Tania — 1.2.12 @ 7:04

  103. AMEI ESTE SITE É DE GRANDE AJUDA PARA NÓS, PRINCIPALMENTE PARA MIM QUE ESTOU INICIANDO NESTA NOVA ETAPA DE MINHA VIDA. PARABÉNS E CONTINUE SEMPRE AJUDANDO, POIS TENHO CERTEZA QUE QUANTO MAIS VC AJUDA MAIS É AJUDADO. DEUS À ABENÇÕE

    Comment by SUELI SALVINA — 2.2.12 @ 9:49

  104. Adorei as atividades propostas para as crianças do maternal.Parabéns!

    Comment by Carla Lima — 2.2.12 @ 20:09

  105. adorei as sugestôes....

    Comment by alessandra — 2.2.12 @ 20:20

  106. adorei o sitee!! gostaria de receber sugestoes em meu email..de atividades p o mini maternal =) obrigada Tathiana !!

    Comment by Tathiana Megrich — 7.2.12 @ 10:53

  107. amei ,vai mim servir de+++ ...continue sempre postando..vlw.!

    Comment by aninha — 13.2.12 @ 21:42

  108. Obrigada pelas sugestoes vou utiliza-las com certeza.foram muito uteis a mim.

    Comment by denise fernandes — 14.2.12 @ 22:33

  109. GOSTARIA DE RECEBER NOVIDADES NO MEU EMAIL

    Comment by MARCIA ILARIO — 16.2.12 @ 7:41

  110. BOA TARDE MEU NOME É LUIS RENATO E SOU PROFESSOR PDI. GOSTARIA DE ATIVIDADES PARA MATERNAL I. E SUAS SUGESTÕES SÃO MUITO BOAS GRATO

    Comment by LUIS RENATO — 21.2.12 @ 13:24

  111. Gostaria de receber um semanario de mini maternal estou perdida.

    Comment by Rosely Antequera — 25.2.12 @ 20:47

  112. Gostaria de receber sugestões de atividades para berçario crianças de 1 e 2 anos.BJSSS

    Comment by lenice — 25.2.12 @ 22:21

  113. ADOREI AS SUGESTOES, SE POSSIVEL ME ENVIAR E-MAIL COM ATUALIZACOES, OBRIGADA.

    Comment by Erika — 26.2.12 @ 9:10

  114. Parabéns!

    Comment by val — 28.2.12 @ 14:33

  115. Amei suas atividades. Parabéns!!!!!!

    Comment by irani — 5.3.12 @ 23:03

  116. Ola pessoal,encontrei material muito bom nesse blog aqui http://apostilasmaternal.blogspot.com/ podem conferir que eu recomendo,abraços,

    Comment by marcos — 9.3.12 @ 23:02

  117. Trabalho há doze anos na ed infantil com o maternal II,resolvi fazer uma pesquisa de novas e encontrei essa pagina amei ele parabéns a autora deixei meu gmail por favor me mande , sugestões e novidades...bjs

    Comment by Laurita — 11.3.12 @ 16:19

  118. Trabalho há doze anos na ed infantil com o maternal II,resolvi fazer uma pesquisa de novas ideias e encontrei essa pagina amei ela parabéns a autora deixei meu gmail por favor me mande , sugestões e novidades…Sucesso..bjs

    Comment by Laurita — 11.3.12 @ 16:21

  119. Adorei o conteudo estou trabalhando como professora titular e esta me ajudando muito.

    Comment by Alessandra — 11.3.12 @ 16:38

  120. Como faço para adquirir esse material.

    Comment by Alessandra — 11.3.12 @ 16:41

  121. simplesmente muito bom !!!

    Comment by Débora — 15.3.12 @ 10:15

  122. n mn nm

    Comment by m, m — 18.3.12 @ 19:44

  123. Adorei.Gostaria de receber sugestões de atividades para crianças de 1 a 2anos.BJS...

    Comment by lenice — 24.3.12 @ 12:27

  124. Olá!!, eu amei esse site, mais gostaria de sugestões de atividades com objetivos.Beijos

    Comment by celia — 29.3.12 @ 21:11

  125. Adorei,as dicas vou exercita-las, pois estou estagiando e estava procurando atividades para a faixa etária. Gostaria de adqurir o material.Obrigado pelas dica.

    Comment by Rosirene morais santos — 1.4.12 @ 9:30

  126. olá, adorei suas sugestões, gostaria de adquirir o material, pois vou pegar uma turminha de maternal agora, e estou precisando muito de dicas e atividades para essa faixa etária, desde já agradeço...

    Comment by Ana Paula — 14.5.12 @ 10:46

  127. por favor gostaria de receber planejamento para criança ate 3 anos de idade trabalho numa creche e gostaria de saber mais o que fazer pra eles

    Comment by lucineia — 17.5.12 @ 9:32

  128. Adorei as sugestões de atividades pois clareou minhas ideias. Estou trabalhando com maternal(2 anos)e pra mim tudo é novidade. Gostaria de receber novidades no meu e-mail. Deus abençoe vocês Bjos!

    Comment by Mírian de Souza Fiontino — 18.5.12 @ 21:09

  129. suas informações serão utilizadas por muitas das minhas alunas, obrigado por dividir conosco

    Comment by patricia — 19.5.12 @ 16:39

  130. adorei as sugestoes !!! começei a trabalhar com bebes e estava perdida ,quero mais !!kkk

    Comment by SANDRA — 20.5.12 @ 15:36

  131. Adorei as sujestões serão muito úteis para mim. Obrigada... Patricia

    Comment by Patrcia B. de P.Rocato — 21.5.12 @ 21:21

  132. estou no 3º ano de pedagogia e estou fazendo estagio. Amei as sugestoes.

    Comment by Dina — 23.5.12 @ 10:38

  133. gostaria de receber sugestoes de planejamento para berçario menor de 0 a 10 meses pois começei agora na crehe e favor ,,,estou precisanto muito desse seu auxilio,me ajude por,desde já agradeço.

    Comment by rejane pires — 24.6.12 @ 17:23

  134. Olá pessoal. Tenho "passeio feliz" para vender. São aquelas serpentes ou jibóias, usadas para passear com crianças. Especialmente desenvolvido para Maternais, Escolas de Educação Infantil, Creches, Etc... Tenho 5 modelos (lápis, cobrinha, ratinho, coelho e cachorro). Meu fone (51) 9434.5220) Novo Hamburgo = alderdumbock@gmail.com Envio para todo o Brasil Obrigado

    Comment by Alder — 3.7.12 @ 22:26

  135. adorei as sugestões. Muito obrigada.

    Comment by sueli — 10.7.12 @ 11:20

  136. queria sugestões de atividades para crianças de 2 a 3 anos

    Comment by aline teixeira — 13.7.12 @ 12:25

  137. amei as sugestoes gostaria de receber atividades para crianças de 3 a 4 anos

    Comment by rosimere — 17.7.12 @ 16:14

  138. Amei as sugestoes.

    Comment by Gislane — 18.7.12 @ 9:40

  139. E gostaria de receber atividades para crianças de 2 a 3 anos, grata.

    Comment by Gislane — 18.7.12 @ 9:41

  140. Oi gostaria que me mandasse sugestoes de atividades para minha turma de 1 ano e 6 meses a 2 anos de idade

    Comment by valéria — 23.7.12 @ 20:13

  141. Adorei as atividades, realmente estao dentro das habilidades previstas para os bebes. Parabéns.4

    Comment by izildinha — 29.7.12 @ 0:56

  142. gostaria que me ajudasse estou fazendo curso de educaçao infantil e gostei muito de seus planos

    Comment by Ana carolina — 15.8.12 @ 22:29

  143. Amei...me ajudou bastante....parabéns suas idéias são maravilhosas!!!!

    Comment by aninha — 21.8.12 @ 21:53

  144. As sugestões são ótimas! Quero saber mais, pois já apliquei essas atividades no meu planejamento!!!

    Comment by Sherly — 2.9.12 @ 20:38

  145. Quero receber atvidades de Maternal I para 2º semestre.

    Comment by Edna Lúcia — 5.9.12 @ 22:28

  146. adorei o site me ajudou muito e acho que vai ser um forte aliado pois estou fazendo magisterio!!!!obrigada!!!!

    Comment by thais — 14.9.12 @ 15:28

  147. adorei o site me foi de muito ajuda pois estou fazendo magisterio!!!!!obrigada!!!!se puder me mande curiosidades pelo email vai me ajudar muito!!!!

    Comment by thais — 14.9.12 @ 15:30

  148. Adorei, muito bom.

    Comment by Alice — 24.9.12 @ 22:44

  149. Gostei bastante! Peço que envie brincadeiras para trabalhar com séries inicias.

    Comment by Lèlia Costa — 14.12.12 @ 0:18

  150. parabéns !!!peço que enviem brincadeiras para trabalhar com séries inicias

    Comment by Lèlia Costa — 14.12.12 @ 0:20

  151. Boa tarde e Feliz Natal! Comecei há uma mês como educadora do maternal 1 e gostaria de receber em meu email se possível sugestões de atividades para a faixa etária de 1 ano e 3 meses aos 2 anos. Desde já agradeço a atenção e parabenizo pelo trabalho no blog. Abraços

    Comment by Cristina — 25.12.12 @ 16:06

  152. Eu adorei essas dicas, parabéns seu trabalho é magnificoooooooo.............

    Comment by Angela — 6.1.13 @ 8:50

  153. Idéias para Maternais 0 á 3

    Comment by Diana — 6.1.13 @ 15:49

  154. Adorei o site e as idéias ..Parabéns ;D

    Comment by Diana — 6.1.13 @ 15:52

  155. super legal! amei, vou visita-lo sempre que precisar, é completo!

    Comment by denise — 7.1.13 @ 18:10

  156. Gostei muito das idéias. As pessoas precisa sabe que os bebes quando orientado pelo professor desenvolver sua coordenação para fazer melhores atividades em sua vida.

    Comment by Rúbia Eline — 11.2.13 @ 12:27

  157. Adorei o site vai me ajudar muito, comecei agora com o maternal 1 e estou precisando muito de idéias obrigada

    Comment by Dora — 16.2.13 @ 15:19

  158. Muito boas as ideias... já vou colocar em prática...

    Comment by eliane — 6.4.13 @ 16:02

  159. gostei muito das sugestões, irão ajudar na minha prática já que esse ano estou com a turma maternal l. Muito obrigada!!!

    Comment by Dinalia Amaral Malheiros — 11.4.13 @ 20:20

  160. Olá..Ótimas ideias.Obrigada

    Comment by Letícia — 14.4.13 @ 0:21

  161. Ola gostaria de receber ideias para a faixa etária de 2 anos

    Comment by maria sonego — 23.4.13 @ 10:26

  162. Olá gostaria de receber ideias para a faixa etária de 2 e 3 anos.

    Comment by Gisele — 25.4.13 @ 18:47

  163. boa noite gostei muito de todas as aulas pois sou pedagoga e trabalho com evangelização infantil, e este site foi muito bom

    Comment by rosa firmino — 26.4.13 @ 21:13

  164. Boa tarde! Adorei este blog. Gostaria de uma ajuda, é a primeira vez que vou trabalhar com crianças na faixa etária de 1 anos.Estou precisando de idéias de como desenvolver com elas varias atividades.Obrigada.Beijos,

    Comment by Elizabete. — 1.6.13 @ 15:50

  165. Parabéns pelo lindo trabalho!!!

    Comment by Rosiane — 25.6.13 @ 14:05

  166. Seu blog e muito show, coisas maravilhosas encontrei para trabalhar com as nossas crianças. Parabéns !

    Comment by Rosiane — 25.6.13 @ 14:07

  167. Amei o Blog,Muito criativo e bem organizado!!!

    Comment by Cláudia — 17.7.13 @ 20:26

  168. E MUITO BOM TER ALGUÉM QUE COMPARTILHE. VOCÊ E A LUZ EU PRECISAVA PARA ME ENCONTRAR OBRIGADA E QUE DEUS ABENÇOE TODOS QUE TE ESTÃO COM VOCÊ.

    Comment by marcia — 6.11.13 @ 19:08

  169. Gostaria que se pudesse me mandar mais atividades de estimulo.Pois sou nova na area e preciso de pessoas como vc para ajudar.Obrigada.

    Comment by luciana lombardi paro — 28.11.13 @ 20:16

  170. GOSTARIA DE SUGESTÕES PARA INICIAR O ANO NO MATERNAL I.VOU COMEÇAR NO MÊS DE FEVEREIRO,SOU NOVA NA AREÁ, E PRECISO DE AJUDA.CONTO COM VOCÊS

    Comment by LOIVA LUCAS — 31.12.13 @ 0:32

  171. Gostaria de sugestões de atividades para 1º periodo. obrigada!!

    Comment by Thainara Lopez — 8.1.14 @ 11:33

  172. Você poderia me ajudar como iniciar o ano - o periodo de adaptação me assusta. precisa ter murais - saber musicas - atividades - eu nao sei nada.

    Comment by Thainara Lopez — 8.1.14 @ 11:34

  173. obrigada adoreiiiiiii

    Comment by roberta duarte alves — 31.1.14 @ 21:18

  174. Amei tudo por aqui obrigada pelas dicas! Beijão

    Comment by Marcia — 3.2.14 @ 9:40

  175. Adorei!!!

    Comment by Edmara — 20.5.14 @ 16:23

Leave a comment



Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://crecheescolamaremar.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.