8.2.10

PLANEJAMENTO ANUAL - Berçário I ( 4 meses a 1 ano e meio)

criado por ostras    19:33 — Arquivado em: BERÇÁRIO — Tags:

 

 

 

PLANEJAMENTO
ANUAL -
Berçário I (
4 meses a 1 ano e meio)

Esta
fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou
seja, todas estas (re)ações constituem ponte para que o bebê ao
observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca.
Deste modo, atividades criativas são importantes canais de
possibilidades de aprendizagem.

Objetivos:

  • Transmitir
    ambiente acolhedor e seguro;

  • Trabalhar
    capacidades expressivas;

  • Desenvolver
    formas alternativas de consciência corporal;

  • Desenvolver
    formas alternativas de locomoção;

  • Relação
    de independência com o ambiente vivido;

  • Explorar
    e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;

  • Expressar
    sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;

  • Desenvolver
    a audição, percepção e descriminação das diversas
    manifestações sonoras

    CONTEÚDOS

  • Cuidados
    básicos de higiene e saúde;

  • Participação
    em brincadeiras de “esconder e achar e em brincadeiras de
    imitação”

  • Estimulação
    verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de
    brinquedos, etc;

  • Estimulação
    na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do corpo, etc;

  • Estimular
    e incentivar a criança na buscar de objetos com mãos,
    arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;

  • Estimulação
    tátil, através de carícias e afago;

  • Estimulação
    visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias
    com sons e coloridos;

  • Incentivo
    e estimulação com brinquedos de encaixe;

  • Interesse
    e incentivo em alimentos e comer sem ajuda (segurar a mamadeira ou
    copinho comas mãos);

  • Trocas
    de roupas e fraldas sempre que necessário;

  • Músicas
    com gestuais e cantigas de roda;

  • Incentivo
    à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;

  • Realizações
    de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia
    gradualmente;

  • Expressão
    e manifestação de desconforto ante a presença de urina e fezes;

  • Estimular
    a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem
    (atividade com espelho);

MOVIMENTO
- É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza conquistas
no plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações
como virar-se, rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e
preparam o aprendizado da locomoção…(RECNEI, Vol. 3, p. 21).

  • Oportunizar
    atividades pedagógicas através de gestos, posturas, ritmos para se
    expressar e se comunicar;

  • Explorar
    o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto;

  • Exploração
    do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação
    de dentes e lavagem das mãos;

  • Atividades
    que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no
    espelho;

  • Mímicas
    faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias,
    etc;

  • Brincadeiras
    de roda ou de danças;

AVALIAÇÃO
- A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em
consideração os processos vivenciados pelas crianças,
constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos,
conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho deve ser feito
através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.

MÚSICA– A música é a
linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e
comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da
organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio.
(RECNEI, Vol. 3, p. 45).

 

  • Exploração
    de materiais e a escuta de obras musicais;

  • Imitação
    de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;

  • Participação
    em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados;

  • Ouvir
    e cantar canções de ninar na tranquilização de bebês;

  • Interagir
    com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos,
    sinos, tambores, etc;

AVALIAÇÃO
- A avaliação na área
da música tem um caráter instrumental, ou seja, são consideradas
como experiências prioritárias para a aprendizagem musical com
atenção para o ouvir, expressar-se por meio de da voz através da
melodia.

ARTES
VISUAIS
– Ao final do
primeiro ano de vida, a criança já é capaz ocasionalmente, manter
ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos
…(RECNEI, Vol. 3, p. 91).

  • Ampliação
    do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos
    e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo,
    tinta a base de anilina e trigo, etc;

  • Observação
    e identificação de imagens diversas;

AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Artes deve explicitar as conquistas das
crianças juntamente com as etapas de seu processo criativo na
exploração de diversificados materiais e a possibilidade de
expressar-se através dele.

LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
- As
brincadeiras e interações que se estabelecem entre bebês e os
adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel
comunicativo, expressivo e social que a fala desempenha desde cedo.
Um bebê de quatro meses que emite certa variedade de sons quando
está sozinho, por exemplo, poderá, repeti-los nas interações com
adultos ou outras crianças, como forma de estabelecer uma
comunicação. (RECNEI, Vol. 3, p. 125)

  • Uso
    da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de
    desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações
    sociais presentes no dia-a-dia;

  • Observação
    e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas,
    etc;

  • Participação
    em situações de leitura de diferentes gêneros como histórias
    infantis, lendas, parlendas, etc;

AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Linguagem ocorre a partir de
experiências com a utilização da linguagem oral para se expressar
e a exploração de materiais escritos, interação verbal em
conversas com seus pares, audição de histórias, etc.

NATUREZA
E SOCIEDADE
– É
importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos,
fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigados por questões
significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a
modos variados de compreendê-los e representá-los. (RECNEI, Vol. 3,
p. 166).

  • Brincadeiras
    vinculadas a cultura;

  • Exploração
    e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais
    areia, etc);

  • Interação
    social para a construção de uma visão de mundo natural
    significativa;

AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como
fonte valiosa de informação sobre o processo de interação social
e o aprendizado na exploração do ambiente imediato, através da
observação e manipulação de objetos .

MATEMÁTICA
– Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o
mundo e estabelecer as primeiras aproximações com ele. As situações
cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a
especificidade das idéias matemáticas. (RECNEI, Vol. 3, p. 218).

  • Utilização
    de contagem oral de números em músicas, jogos cantados,
    brincadeiras, etc para que as crianças reconheçam que estão
    presentes no cotidiano;

  • Comunicação
    de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral;

  • Observação
    de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;

  • Utilização
    de circuitos numéricos para engatinhar, rolar, andar, etc;

AVALIAÇÃO
- Já nesta área, também ocorre uma avaliação baseada em
observação e registro considerando que a aprendizagem de noções
matemáticas com crianças nesta faixa etária, está centrada na
relação de diálogo entre o adulto e crianças na resolução de
problemas, responder perguntas, registro e comunicação de qualquer
idéia relacionada a Matemática. É considerado prioritário no
registro avaliativo como ocorre o contato com números e a exploração
dos espaços pela criança desta idade.

Pedagoga Cecília Alcântara
 

 

 

 

 

 

 

  1. Parabéns pelo belo planejamento!

    Comentário por TERESA — 10.2.10 @ 21:37

  2. gostaria muito de saber quantas crianças por faixa etaria voces tem em cada turma,trabalho com uma turma de 17 crianças(1 a 2 anos)

    Comentário por triuza — 20.2.10 @ 12:16

  3. Muito bom encontrar um blog que fala sobre o berçário, visto que o assunto não é encontrado com facilidade!!!Estou amando pois sou prfessora de berçário!!

    Comentário por Ana Beatriz — 21.2.10 @ 11:37

  4. NO BERÇÁRIO COLOCAMOS NO MÁXIMO 8 CRIANÇAS POR PROFESSOR.

    Comentário por CECILIA ALCANTARA — 13.3.10 @ 19:05

  5. Parabéns, o planejamenteo esta de fácil compreensão.
    Que bom encontrar profissionais que compartilham seus conhecimentos.
    Que Deus lhe abençoe!

    Comentário por maria josé — 14.3.10 @ 1:32

  6. Parabéns, você me ajudou e colaborou, com meu trabalho…
    Obrigado.

    Comentário por Mariana Benites — 29.6.10 @ 16:21

  7. gostaria de saber onde fica está creche e se poderia visitá-la aguardo uma resposta sua muito obrigado

    Comentário por gisleine gabriel — 27.9.10 @ 17:51

  8. ADOREI O SEU PALANEJAMENTO PARABÉNS SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ATUALMENTE VOU TRBALHAR COM OS BEBES SEMPRE QUE POSSIVEL EU GOSTARIA DE RECEBER DICAS DE ATIVIDADES. BEIJOS

    Comentário por PRISCILA — 29.12.10 @ 8:18

  9. Olá adorei seu planejamento, me ajudou muito a montar o meu… Obrigada beijoss

    Comentário por Ângela Maria ceze de Barros Marçal — 22.2.11 @ 17:53

  10. receber e-mail

    Comentário por leticia — 22.11.11 @ 12:20

  11. gostaria se possivel atividades de berçario

    Comentário por genimarafonso — 12.8.12 @ 18:37

  12. adorei as atividades se possivel gotaria de reçeber atividades para berçario

    Comentário por genimarafonso — 12.8.12 @ 18:40

  13. parabéns! o trabalho é lindo.obrigada pelas dicas preciosas,gostaria de receber mais dicas principalmente do berçário.grata.

    Comentário por márcia — 24.10.12 @ 14:24

  14. Amei seu planejamento, gostaria de receber experiências para berçários 1, e 2. Desde a entrada, acolhimento, trocas e atividades.

    Comentário por Marly Ernestina Avancini — 2.10.13 @ 20:34

  15. Parabéns gostei muito e valeu pela dica.

    Comentário por Marilene — 11.2.14 @ 19:59

  16. gostaria de receber um plano de aula pronto,para berçario II

    Comentário por lazara semar da silva — 7.3.14 @ 20:52

  17. gostaria de receber um plano de aula, para berçario II.

    Comentário por lazara semar da silva — 7.3.14 @ 20:56

  18. gostaria de receber um plano de aula pronto para berçario II,para trabalhar cores,se puder me ajude,e meu primeiro plano de aula a idade das criançase 2 a 2 e meio,obrigada..

    Comentário por lazara semar da silva — 7.3.14 @ 21:02

  19. lindo planejamento amei

    Comentário por maria dajuda — 10.4.14 @ 1:59

  20. Muito bom planejamento,parabéns!!
    Gostaria de receber dicas de aulas para berçário I.Desde já agradeço!

    Comentário por Andressa — 11.7.14 @ 20:35

  21. Ola boa noite,
    comecei a trabalhar no berçário há uma semana.
    sempre trabalhei como estagiaria em escola com criança especial. não tenho muita noção de algum planejamento legal para eles, na verdade meus planejamento são muito difíceis devido a faixa de idade deles. eu tenho muita noção para planejamentos do pré em diante. por favor gostaria de um apoio seu.
    faço pedagogia e estou no 5 semestres.
    obrigada.

    Comentário por jaqueline — 13.8.14 @ 21:10

Deixe um comentário



Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://crecheescolamaremar.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.