8.2.10

PLANEJAMENTO ANUAL - Berçário I ( 4 meses a 1 ano e meio)

criado por ostras    19:33 — Arquivado em: BERÇÁRIO — Tags:

 

 

 

PLANEJAMENTO
ANUAL -
Berçário I (
4 meses a 1 ano e meio)

Esta
fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou
seja, todas estas (re)ações constituem ponte para que o bebê ao
observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca.
Deste modo, atividades criativas são importantes canais de
possibilidades de aprendizagem.

Objetivos:

  • Transmitir
    ambiente acolhedor e seguro;

  • Trabalhar
    capacidades expressivas;

  • Desenvolver
    formas alternativas de consciência corporal;

  • Desenvolver
    formas alternativas de locomoção;

  • Relação
    de independência com o ambiente vivido;

  • Explorar
    e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;

  • Expressar
    sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;

  • Desenvolver
    a audição, percepção e descriminação das diversas
    manifestações sonoras

    CONTEÚDOS

  • Cuidados
    básicos de higiene e saúde;

  • Participação
    em brincadeiras de “esconder e achar e em brincadeiras de
    imitação”

  • Estimulação
    verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de
    brinquedos, etc;

  • Estimulação
    na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do corpo, etc;

  • Estimular
    e incentivar a criança na buscar de objetos com mãos,
    arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;

  • Estimulação
    tátil, através de carícias e afago;

  • Estimulação
    visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias
    com sons e coloridos;

  • Incentivo
    e estimulação com brinquedos de encaixe;

  • Interesse
    e incentivo em alimentos e comer sem ajuda (segurar a mamadeira ou
    copinho comas mãos);

  • Trocas
    de roupas e fraldas sempre que necessário;

  • Músicas
    com gestuais e cantigas de roda;

  • Incentivo
    à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;

  • Realizações
    de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia
    gradualmente;

  • Expressão
    e manifestação de desconforto ante a presença de urina e fezes;

  • Estimular
    a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem
    (atividade com espelho);

MOVIMENTO
- É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza conquistas
no plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações
como virar-se, rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e
preparam o aprendizado da locomoção…(RECNEI, Vol. 3, p. 21).

  • Oportunizar
    atividades pedagógicas através de gestos, posturas, ritmos para se
    expressar e se comunicar;

  • Explorar
    o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto;

  • Exploração
    do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação
    de dentes e lavagem das mãos;

  • Atividades
    que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no
    espelho;

  • Mímicas
    faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias,
    etc;

  • Brincadeiras
    de roda ou de danças;

AVALIAÇÃO
- A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em
consideração os processos vivenciados pelas crianças,
constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos,
conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho deve ser feito
através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.

MÚSICA– A música é a
linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e
comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da
organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio.
(RECNEI, Vol. 3, p. 45).

 

  • Exploração
    de materiais e a escuta de obras musicais;

  • Imitação
    de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;

  • Participação
    em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados;

  • Ouvir
    e cantar canções de ninar na tranquilização de bebês;

  • Interagir
    com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos,
    sinos, tambores, etc;

AVALIAÇÃO
- A avaliação na área
da música tem um caráter instrumental, ou seja, são consideradas
como experiências prioritárias para a aprendizagem musical com
atenção para o ouvir, expressar-se por meio de da voz através da
melodia.

ARTES
VISUAIS
– Ao final do
primeiro ano de vida, a criança já é capaz ocasionalmente, manter
ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos
…(RECNEI, Vol. 3, p. 91).

  • Ampliação
    do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos
    e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo,
    tinta a base de anilina e trigo, etc;

  • Observação
    e identificação de imagens diversas;

AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Artes deve explicitar as conquistas das
crianças juntamente com as etapas de seu processo criativo na
exploração de diversificados materiais e a possibilidade de
expressar-se através dele.

LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
- As
brincadeiras e interações que se estabelecem entre bebês e os
adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel
comunicativo, expressivo e social que a fala desempenha desde cedo.
Um bebê de quatro meses que emite certa variedade de sons quando
está sozinho, por exemplo, poderá, repeti-los nas interações com
adultos ou outras crianças, como forma de estabelecer uma
comunicação. (RECNEI, Vol. 3, p. 125)

  • Uso
    da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de
    desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações
    sociais presentes no dia-a-dia;

  • Observação
    e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas,
    etc;

  • Participação
    em situações de leitura de diferentes gêneros como histórias
    infantis, lendas, parlendas, etc;

AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Linguagem ocorre a partir de
experiências com a utilização da linguagem oral para se expressar
e a exploração de materiais escritos, interação verbal em
conversas com seus pares, audição de histórias, etc.

NATUREZA
E SOCIEDADE
– É
importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos,
fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigados por questões
significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a
modos variados de compreendê-los e representá-los. (RECNEI, Vol. 3,
p. 166).

  • Brincadeiras
    vinculadas a cultura;

  • Exploração
    e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais
    areia, etc);

  • Interação
    social para a construção de uma visão de mundo natural
    significativa;

AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como
fonte valiosa de informação sobre o processo de interação social
e o aprendizado na exploração do ambiente imediato, através da
observação e manipulação de objetos .

MATEMÁTICA
– Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o
mundo e estabelecer as primeiras aproximações com ele. As situações
cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a
especificidade das idéias matemáticas. (RECNEI, Vol. 3, p. 218).

  • Utilização
    de contagem oral de números em músicas, jogos cantados,
    brincadeiras, etc para que as crianças reconheçam que estão
    presentes no cotidiano;

  • Comunicação
    de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral;

  • Observação
    de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;

  • Utilização
    de circuitos numéricos para engatinhar, rolar, andar, etc;

AVALIAÇÃO
- Já nesta área, também ocorre uma avaliação baseada em
observação e registro considerando que a aprendizagem de noções
matemáticas com crianças nesta faixa etária, está centrada na
relação de diálogo entre o adulto e crianças na resolução de
problemas, responder perguntas, registro e comunicação de qualquer
idéia relacionada a Matemática. É considerado prioritário no
registro avaliativo como ocorre o contato com números e a exploração
dos espaços pela criança desta idade.

Pedagoga Cecília Alcântara
 

 

 

 

 

 

 

  1. Parabéns pelo belo planejamento!

    Comentário por TERESA — 10.2.10 @ 21:37

  2. gostaria muito de saber quantas crianças por faixa etaria voces tem em cada turma,trabalho com uma turma de 17 crianças(1 a 2 anos)

    Comentário por triuza — 20.2.10 @ 12:16

  3. Muito bom encontrar um blog que fala sobre o berçário, visto que o assunto não é encontrado com facilidade!!!Estou amando pois sou prfessora de berçário!!

    Comentário por Ana Beatriz — 21.2.10 @ 11:37

  4. NO BERÇÁRIO COLOCAMOS NO MÁXIMO 8 CRIANÇAS POR PROFESSOR.

    Comentário por CECILIA ALCANTARA — 13.3.10 @ 19:05

  5. Parabéns, o planejamenteo esta de fácil compreensão.
    Que bom encontrar profissionais que compartilham seus conhecimentos.
    Que Deus lhe abençoe!

    Comentário por maria josé — 14.3.10 @ 1:32

  6. Parabéns, você me ajudou e colaborou, com meu trabalho…
    Obrigado.

    Comentário por Mariana Benites — 29.6.10 @ 16:21

  7. gostaria de saber onde fica está creche e se poderia visitá-la aguardo uma resposta sua muito obrigado

    Comentário por gisleine gabriel — 27.9.10 @ 17:51

  8. ADOREI O SEU PALANEJAMENTO PARABÉNS SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ATUALMENTE VOU TRBALHAR COM OS BEBES SEMPRE QUE POSSIVEL EU GOSTARIA DE RECEBER DICAS DE ATIVIDADES. BEIJOS

    Comentário por PRISCILA — 29.12.10 @ 8:18

  9. Olá adorei seu planejamento, me ajudou muito a montar o meu… Obrigada beijoss

    Comentário por Ângela Maria ceze de Barros Marçal — 22.2.11 @ 17:53

  10. receber e-mail

    Comentário por leticia — 22.11.11 @ 12:20

  11. gostaria se possivel atividades de berçario

    Comentário por genimarafonso — 12.8.12 @ 18:37

  12. adorei as atividades se possivel gotaria de reçeber atividades para berçario

    Comentário por genimarafonso — 12.8.12 @ 18:40

  13. parabéns! o trabalho é lindo.obrigada pelas dicas preciosas,gostaria de receber mais dicas principalmente do berçário.grata.

    Comentário por márcia — 24.10.12 @ 14:24

  14. Amei seu planejamento, gostaria de receber experiências para berçários 1, e 2. Desde a entrada, acolhimento, trocas e atividades.

    Comentário por Marly Ernestina Avancini — 2.10.13 @ 20:34

  15. Parabéns gostei muito e valeu pela dica.

    Comentário por Marilene — 11.2.14 @ 19:59

  16. gostaria de receber um plano de aula pronto,para berçario II

    Comentário por lazara semar da silva — 7.3.14 @ 20:52

  17. gostaria de receber um plano de aula, para berçario II.

    Comentário por lazara semar da silva — 7.3.14 @ 20:56

  18. gostaria de receber um plano de aula pronto para berçario II,para trabalhar cores,se puder me ajude,e meu primeiro plano de aula a idade das criançase 2 a 2 e meio,obrigada..

    Comentário por lazara semar da silva — 7.3.14 @ 21:02

  19. lindo planejamento amei

    Comentário por maria dajuda — 10.4.14 @ 1:59

  20. Muito bom planejamento,parabéns!!
    Gostaria de receber dicas de aulas para berçário I.Desde já agradeço!

    Comentário por Andressa — 11.7.14 @ 20:35

Deixe um comentário



Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://crecheescolamaremar.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.