8.2.10

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL⁄2010 JARDIM I

criado por ostras    19:48 — Filed under: PLANEJAMENTO ANUAL — Tags:

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL⁄2010 JARDIM I


 

PORTUGUÊS


 

1º BIMESTRE


 

  • APRESENTAÇÃO DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS, ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC)

  • REGISTROSD DOS DESENHOS


 

COORDENAÇÕES: RETAS

 

2º BIMESTRE
 

  • APRESENTAÇÃO DO NOME

  • CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • CONVERSAS INFORMAIS

  • ROTINAS

  • HORA DAS NOVIDADES

  • HORA DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO

  • ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTOLÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES

  • BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS AÇÕES

  • REGISTROS DOS DESENHOS

  • IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • LANÇAMENTO DA LETRA A

  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • PESQUISA DA LETRA A NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA

  • LANÇAMENTO DA LETRA E

  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • PESQUISA DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA

  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA E NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)


 

COORDENAÇÕES: RETAS


 

OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS, BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).


 

3º BIMESTRE


 

  • APRESENTAÇÃO DO NOME

  • CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • CONVERSAS INFORMAIS

  • ROTINAS

  • HORA DAS NOVIDADES

  • HORA DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS

  • ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES

  • ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS

  • BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES

  • REGISTROS DOS DESENHOS

  • IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • RECORDANDO: LETRA A e E

  • LANÇAMENTO I

  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • PESQUISA DA LETRA I NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA

  • LANÇAMENTO DA LETRA O

  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • PESQUISA DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA

  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA O NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)


 

COORDENAÇÕES: RETAS E CURVAS


 

4º BIMESTRE


 

  • APRESENTAÇÃO DO NOME

  • CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • CONVERSAS INFORMAIS

  • ROTINAS

  • HORA DAS NOVIDADES

  • HORA DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS

  • ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS DETALHES

  • ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS

  • BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES

  • REGISTROS DOS DESENHOS

  • IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • RECORDANDO: LETRA A, E, I e O

  • LANÇAMENTO U

  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • PESQUISA DA LETRA U NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA

  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA U NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUALE AUDITIVA)


 

COORDENAÇÕES: CURVAS


 

OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS, BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)


 

COMPETÊNCIAS EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


 

  • USO DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO

  • USO DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM

  • RECONHECIMENTO DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO

  • PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO

  • MANUSEIO DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS,REVISTAS, JORNAIS, ETC)

  • LEITURA COMO PRAZER DE LER


 

HABILIDADES EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


 

  • AMPLIAÇÃO DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS, PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC

  • UTILIZAÇÃO DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC

  • RECONHECIMENTO E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS CONTEXTUALIZADAS

  • ESCRITA UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA

  • EXPLORAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE PRAZER E ENTRETENIMENTO


 


 

MATEMÁTICA


 

1º BIMESTRE


 

  • CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)

  • TAMANHO (GRANDE⁄PEQUENO)

  • SEMELHANÇA (IGUAL⁄DIFERENTE)

  • POSIÇÃO (EM PÉ⁄SENTADO)

  • AGRUPAMENTOS: CRITÉRIOS (COR E TAMANHO)

  • CONTAGEM DE NUMERAL ATÉ 5

  • LANÇAMENTO NUMERAL 1

  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE

  • PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL

  • FORMA GEOMÉTRICA CIRCULAR

  • FIGURA GEOMÉTRICA CIRCULAR


 

2º BIMESTRE


 

  • RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)

  • LANÇAMENTO DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE)

  • RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES

  • TAMANHO (ALTO⁄BAIXO)

  • POSIÇÃO (ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS)

  • RECORDANDO AGRUPAMENTOS

  • CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ 10

  • RECORDANDO NUMERAL 1

  • LANÇAMENTO NUMERAL 2

  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 2 VISUALMENTE

  • PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2

  • RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES

  • FORMA GEOMÉTRICA QUADRANGULAR

  • FIGURA GEOMÉTRICA QUADRANGULAR


 

OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS , BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).


 

3º BIMESTRE


 

  • RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS

  • LANÇAMENTO DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO)

  • RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES

  • POSIÇÃO (EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA)

  • DISTÂNCIA (PERTO⁄LONGE)

  • RECORDANDO AGRUPAMENTOS

  • CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ 15

  • RECORDANDO NUMERAL 1 e 2

  • LANÇAMENTO NUMERAL 3 e 4

  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE

  • PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4

  • RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES

  • FORMA GEOMÉTRICA TRIANGULAR

  • FIGURA GEOMÉTRICA TRIANGULAR


 

4º BIMESTRE


 

  • RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS

  • LANÇAMENTO DA COR NEUTRA (BRANCO)

  • RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES

  • POSIÇÃO (EM FRENTE⁄ATRÁS)

  • QUANTIDADE (MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO)

  • MASSA (LEVE⁄PESADO)

  • TAMANHO (MAIOR⁄MENOR)

  • RECORDANDO AGRUPAMENTOS

  • CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ... (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR SEU CONHECIMENTO)

  • RECORDANDO NUMERAL 1, 2, 3 e 4

  • LANÇAMENTO NUMERAL 5

  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 5 VISUALMENTE

  • PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5

  • RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES


 

OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS, BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)


 

  • TAMBÉM DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE ENCERRAMENTO


 

COMPETÊNCIAS EM MATEMÁTICA


 

  • UTILIZAÇÃO DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ INSERIDO

  • RECONHECIMENTO DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS

  • PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS

  • PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO

  • UTILIZAÇÃO DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • EXPLORAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO, LADOS, ETC

  • EXPLORAÇÃO DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS

  • ESTABELECIMENTO DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS

  • INTERAÇÕES EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO

  • PERCEPÇÇAO DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO

  • UTILIZAÇÃO DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS

  • CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES PROPOSTAS


 

HABILIDADES EM MATEMÁTICA


 

  • AGRUPAR E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS, PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS

  • RECONHECIMENTO DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO

  • IDENTIFICAÇÇAO DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE

  • REALIZAÇÕES CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS, BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS

  • EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA, OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM

  • UTILIZAÇÃO DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS

  • COMPARAÇÃO EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS, VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS

  • EXPLORAÇÃO DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS ENTRE SI

  • IDENTIFICAÇÃO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS, RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS

  • PERCEPÇÃO DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM

  • PERCEPÇÃO DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC)

  • PRECEPÇÃO DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO

  • ENTENDIMENTO DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO)

  • PERCEPÇÃO DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA (CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC)

  • IDENTIFICAÇÃO DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS

  • VIVENCIAR⁄CONSTRUIR CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM



 

ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS


 

1º BIMESTRE


 

  • ADAPTAÇÃO E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA)

  • ESTABELECER RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA (DIREITOS E DEVERES)

  • CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA)

  • MEU CORPO (HIGIENE)

  • MEU CORPO (SENTIDOS)

  • ESCOLA (PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E FUNCIONÁRIOS)

  • RUA⁄BAIRRO (RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM)

  • DATAS FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO


 

2º BIMESTRE


 

  • FAMÍLIA: MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO)

  • CASA: MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E DEVERES DECADA UM)

  • MÃE: SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA)

  • PROFISSÕES (LIGADAS AS MULHERES)

  • ALIMENTAÇÃO SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS)

  • DATAS FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS


 


 

3º BIMESTRE


 

  • PAI: SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA)

  • PROFISSÕES ( LIGADAS AO HOMEM)

  • FOLCLORE (RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS, CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC)

  • PLANTAS: SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM)

  • DATAS FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE E PRIMAVERA


 

4º BIMESTRE


 

  • ANIMAIS (DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS)

  • CRIANÇA (IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES)

  • MEIOS DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA)

  • MEIOS DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS)

  • BANDEIRA NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?)

  • NATAL (O QUE REPRESENTA O NATAL?)

  • DATAS FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA, FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL


 

COMPETÊNCIAS ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS


 

  • RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

  • CONSCIENTIZAÇÃO DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO, SEGURANÇA, ETC

  • RELACIONAMENTO DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS, PSICOMOTORAS E AFETIVAS)

  • ESTABELECIMENTOS DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES AMBIENTES

  • RELAÇÃO ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA

  • CONSCIENTIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES AMBIENTES

  • PERCEPÇÃO DAS MUDANÇAS DO CLIMA

  • PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE NELE VIVEM

  • CONSCIENTIZAÇAO DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A POLUIÇÃO AMBIENTAL

  • CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

  • PERCEPÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS, BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC)

  • RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA

  • PERCEPÇÃO DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA

  • IDENTIFICAÇAO E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA

 

HABILIDADES ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS


 

  • PERCEPÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS

  • CONSCIENTIZAÇÃO DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO CORPO E COM O CORPO DO OUTRO

  • OBSERVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES, TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS

  • PERCEPÇÃO DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA VIDA, ETC

  • REGISTRAR ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO

  • PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTE

  • CONSCIENTIZAÇAO DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM

  • PARTICIPAÇÃO EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA

  • RECONHECIMENTO DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE

  • RESPEITO PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA

  • CUMPRIMENTO DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE

  • PERCEPÇÃO DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E AUDIOVISUAL)

  • OBSERVAR E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU INDIRETAMENTE

  • REPRESENTAÇÃO DE ANIMAIS E VEGETAIS ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES, PINTURA, MODELAGEM, ETC

  • CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO AMBIENTE


 


 

HABILIDADES QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


 

  • PERCEPÇÃO GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE, SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO)

  • PERCEPÇÃO TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS, MACIAS, DURAS E MOLES

  • PRECEPÇÃO VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES

  • PRECEPÇÃO AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES (VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC)

  • PRECEPÇÃO OLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOS CHEIROS E ODORES

  • ESQUEMA CORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC

  • LATERALIDADE: PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO

  • POSIÇÃO ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO, ANDANDO, PARADO, CORRENDO)

  • RELAÇÃO ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA VOLTA (DE LADO,DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC)

  • MEMÓRIA VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS

  • MEMÓRIA AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS

  • SEQUÊNCIA LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS

  • ORIENTAÇAO TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES

  • ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL DO ALUNO

  • ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO

  • RACIOCÍNIO LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO

  • COORDENAÇÃO MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS FUNÇÕES

  • COORDENAÇÃO VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS MOTORES

  • COORDENAÇÃO MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA

  • CORES: PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES


 


 

AMBIENTE ALFABETIZADOR


 

CALENDÁRIO

MENSAL

JOGOS

BRINQUEDOS

ADIVINHAÇÕES

CALENDÁRIO DO

TEMPO

EMBALAGENS USADAS

QUEBRA-CABEÇAS

ENCARTE DE SUPERMERCADOS

POESIAS

EMBALAGENS COM

RÓTULOS

TAMPAS DE REFRIGERANTES

FOLHAS EM BRANCO

TEXTOS

PARLENDAS

PALITOS DE PICOLÉ

CANETINHAS

LETRAS DE MÚSICAS

RECEITAS

MURAL DE RECADOS

LÁPIS DE COR

LIVROS DE

HISTÓRIAS

BULAS DE REMÉDIO

MURAL DE ANIVERSARIANTES

GIZ DE CERA

REVISTAS

GIBIS

RECEITAS

LIVROS DIDÁTICOS VELHOS

JORNAIS

LIVROS DE LITERATURA

CHAMADINHA

OUTROS


 

Pedagoga Cecília Alcântara 
 

 

 

  1. Olá, gostei muito do plano de trabalho e gostaria de recebe-lo.Vocês estão de Parabéns!!!!!!

    Comment by Vera Lucia de Medeiros — 9.2.10 @ 19:04

  2. olá pessoal, trabalho ha algum tempo na creche com a turminha do MI, mas agora fui trasferida para o JI,e nao tenho muito material desta turma,gostaria que vcs me enviasse algum projeto para essa turma.obrigada e bjs......Fabiana

    Comment by fabiana lastorio — 11.2.10 @ 15:46

  3. Parabens pelo plano de trabalho....ficou otimo;.....

    Comment by fabiana lastorio — 11.2.10 @ 15:48

  4. Parabéns, achei maravilhoso o conteúdo e gostaria de receber , pois estou iniciando nesta área e não tenho material para trabalhar o que está medeixando muito preocupada. Obrigada.

    Comment by Bernadete Souza Almeida — 12.2.10 @ 11:50

  5. adorei e me foi muito util pois nao tinha noçao de como fazer um esboço se quer dos conteudos para aplicar ao estagio 1 e 2 ,este e o 1 ano que vou dar aula para estes estagios ,me ennviem tudo e as novidades serei eternamente grata beijos

    Comment by beatriz dias de souza — 14.2.10 @ 17:43

  6. Gostei muito das atividades.Já estou trabalhando com algumas delas. Obrigada por compartilhar com a gente o seu trabalho. Maria Isabel

    Comment by Maria Isabel — 15.2.10 @ 17:57

  7. adorei seu blog pois estou iniciando um trabalho na educação infantil da rede publica e gostaria de dicas de plano de trabalho ou tudo que diz respeito a educação infantil. grata

    Comment by fabiana leao — 16.2.10 @ 2:01

  8. Gostei muito. Vou começar a trabalhar agora com eles, tenho certeza que vai dar certo. Obrigado.

    Comment by Soráia — 19.2.10 @ 9:02

  9. Gostei muito do conteúdo programático. Gotaria de saber a possibilidade de receber algum material (atividades práticas) em matemática, pois sou professora e gosto de estar sempre inovando.Um grande braço e parabéns pela organização e clareza dos conteúdos.

    Comment by Denise Lobo — 20.2.10 @ 11:04

  10. Este conteúdo é para que faixa etária? crianças de 3 a 4 anos?

    Comment by Jansen — 21.2.10 @ 22:29

  11. Me ajudou muito esse conteudo programatico. Gostaria de saber se vcs tem conteudo programatico p/ maternal I e II. Obrigada por compartilhar seu trabalho.

    Comment by carolyne — 22.2.10 @ 22:01

  12. Parabéns, adorei o seu trabalho. Sou professora de educação infantile gostaria de receber dicas de projetos, atividades e tudo mais que puder compartilhar.

    Comment by marta — 22.2.10 @ 22:51

  13. gostaria que vocês enviassem tudo que vocês tem sobre a creche, atividades, projetos, rotina ,como organizar as salas pois eu estou atuando como coordenadora da creche é minha primeira experiencia , preciso de novidades bjsssssssssss

    Comment by MARIA ROMILDA — 23.2.10 @ 9:01

  14. Adorei estes conteúdos,vão ajudar muito no meu trabalho na creche, onde as auxiliares fazem este trabalho de planejamento, avaliação,atribuição e proposta de trabalho. Está de parabéns e continue assim sempre progrendindo.

    Comment by MARCIA — 21.3.10 @ 14:52

  15. GOSTARIA DE RECEBER CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL COMO ESTÁ NO SITE DA EDUCAÇÃO INFANTIL JARDIM II E III ATÉ DIA 5/6 DE 2010 PARA TRABALHO DA FACULDADE OBRIGADA.

    Comment by rosicleid neves de oliveira — 2.6.10 @ 14:18

  16. Amei tudo de bom este plano de trabalho, se possivel gostaria que me enviasse, para tirar algumas ideias

    Comment by lucia helena martns — 19.6.10 @ 22:21

  17. Amei o programa de vocês! Estão de parabéns pela preocupação dos conteúdos adequado a idade das crianças. Que Deus abençõe esse trabalho!

    Comment by Alda — 18.7.10 @ 18:01

  18. ola ,gostaria conteudos pois não tenho experiencia nessa área

    Comment by marcia — 23.7.10 @ 14:37

  19. É um bom planejamento! mais se vcs inserissem no programa a consciência fonológica e o letramento talvez não ficaria tão tradicional.

    Comment by Ana Paula Dultra — 24.7.10 @ 15:14

  20. parabéns!!! se possível gostaria que vocês enviassem tudo que vocês tem sobre creche: atividades, projetos, rotina ,como organizar as salas pois eu estou atuando como educadora. Obrigada!

    Comment by aline — 29.7.10 @ 19:14

  21. olá, estou precisando de sugestão e atividades para ed. infantil o a 3anos. obrigada, Nádia

    Comment by NADIA APARECIDA MONTEIRO — 2.11.10 @ 20:50

  22. ola, amei o plano anual... gostaria se possivel q me enviassem td sobre jd 1, projetos no vidades etc... q Deus continue dando sabedoria a vcs... bjs

    Comment by nailda lima — 17.11.10 @ 5:49

  23. Amei o conteúdo ! Gostaria de receber idéias, novidades da educação infantil, pois estou atuando como coordenadora e não tenho experiência. obrigada.

    Comment by vanise — 16.12.10 @ 23:38

  24. Gostei muito de todo planejamento.Como outras pessoas comentaram, estou começando a trabalhar com educação infantil agora.Estou apaixonada, mas não tenho experiência, sou uma pessoa muito comprometida e responsável, e essa fase da educação é muito importante, senão a mais importante.E o que foi éxposto aqui é muito bom.Parabéns!

    Comment by Ozilene g Paz — 18.12.10 @ 19:35

  25. adorei os conteúdos.....

    Comment by danielle — 12.1.11 @ 11:53

  26. Amei o conteudo programático. Você pode enviá=lo para mim do Jardi, 1 ao jardi, 3?

    Comment by mariza testa — 16.1.11 @ 14:56

  27. adorei irá me ajudar bastante esse plano, vc pode me enviar. Obrigada!

    Comment by ivanilde — 17.1.11 @ 15:27

  28. Amei o conteúdo programático, ele ajudou muito a mim e a muitas professoras. Se possível, gostaria que enviasse para o meu email outros modelos de conteúdo. Obrigada.

    Comment by Arlete Lopes de Oliveira — 17.1.11 @ 20:21

  29. Amei estou muito feliz pois estou comesando na educação infantil.Não sabia por onde começar, eu moro em são joaquim santa catarina aqui é muito frio no inverno temos a beleza da neve.olha trabalho em uma escola do municipio muito carente,tenho certza que com este material que encontrei aqui farei um trablho maravilhoso,ficarei muito grata se puder mandar dicas, tecnicas de alfabetização. obrigada beijos amei muiiiiito.

    Comment by ivonete pereira da silva dos santos — 19.1.11 @ 8:54

  30. ólá adorei os contúdos programáticos, vai me ajudar muito. Parabéns.

    Comment by Junivânia Farias — 24.1.11 @ 9:42

  31. Valeu gostei muito do conteúdo programático, vai me ajudar bastante. Parabéns!!!

    Comment by ELISANGELA MELO — 2.2.11 @ 9:48

  32. gostei muito concerteza irá me ajudar bastante com meus trabalho obrigado

    Comment by Rita de Cássia Borges — 2.2.11 @ 12:34

  33. gostaria de receber este plano de trabalho no meu e mail,pois sou professora de educação infantil na turma de jardim 2 e sera muito util para o desenvolvimento do meu trabalho.

    Comment by eliane maria da conceição — 4.2.11 @ 15:25

  34. olá sou educadora e gostaria que me enviassem um modelo de planejamento bimestral com introdução sobre o assunto e seus objetivos, objetivo geral e específico da aula e desenvolvimento do tema e avaliação para trabalhar c crianças de 3 anos obrigado conto c vocês......

    Comment by Elisangela — 5.2.11 @ 9:54

  35. Gostei muito do planejamento!!Parabéns!!

    Comment by rita — 8.2.11 @ 23:56

  36. Amei esse site ,pois me ajudou bastante, sou supervisora escolar e tenho bastante dificuldade em educação infantil. valeu

    Comment by Ivanir — 25.2.11 @ 13:00

  37. Gostei muito do que vc postou, acredito que esteja ajudando muitas pessoas, mas que seja somente como pesquisa, que todas possam fazer uma copia e em cima do que copiou fazer uma analise e selecionar o que for conviniente e acrescentar conteudos a realidade de cada uma. Um ano de sucesso para nós.

    Comment by Barbara — 4.3.11 @ 13:11

  38. Gostei muito do plano, ele ajudará muito no meu trabalho.

    Comment by Neurides Alves Borges — 7.3.11 @ 10:59

  39. Oi,após muitos anos de sala,estou tendo minha primeira experiencia na pre escola,gostaria de receber sugestões de atividades.Obrigada!

    Comment by josefa santana — 10.3.11 @ 21:29

  40. ola,sou educadora e amaie este plano esta sendo norteador p//mim....gotaria q enviasse para o meu email,este plano e projetos e outro para crianca de 2 e 3 anos.

    Comment by aldacir silva dias — 21.3.11 @ 8:59

  41. Adorei o material, trabalho com as alunas do curso de formação de professores de educação infantil-Magistério. Gostaria que me enviasse materiais referente a educação infantil. ficarei muito grata. Irene

    Comment by Irene — 5.4.11 @ 23:41

  42. gostei muito do teu trabalho,parabéns! eu irei usá-lo com meus alunos.bjs.IONE GOMES.ELDORADO DO SUL/RS.

    Comment by ione gomes de oliveira — 5.5.11 @ 10:10

  43. gostaria de receber o conteudo e sugeoes de atividades para 3 anos e 4 anos. Muito bom!

    Comment by virginia — 15.7.11 @ 20:04

  44. Estava procurando conteúdos programáticos de ed. infantil e achei este blog muito intererssante e gostaria muito que me enviassealém deste também das turmas de maternal I e II. bjs

    Comment by Giselle — 3.8.11 @ 12:43

  45. adorei o roteiro de conteudos.Eles estão explicados de maneira que não fica dúvida alguma de trabalhar com eles como um norteador.Gostaria de receber um molde desse da ed. infantil pro meu email. Obrigada pela ajuda!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comment by shirley rodrigues — 16.8.11 @ 20:19

  46. olá por favor alguém poderia me enviar um conteudo programático para turma de maternal...pois este do jardim de 2010 ficou maravilhoso....

    Comment by mauren — 3.9.11 @ 16:08

  47. Gostei mto do seu conteúdo pois me deu uma boa clareada de como os processos se dividem e são realizados, já que estou me candidatando a trabalhar c/ a educação infantil. Seria ótimo ter acesso aos conteúdos das demais séries. Obrigada, tetê.

    Comment by Tereza Manhães — 18.10.11 @ 23:00

  48. Gostei muito do seu conteúdo, seria possivel me enviar pelo imail pois ja tentei salvar mas não conseguie. Obrigada e aguardo uma resposta.

    Comment by nubia peixoto — 24.10.11 @ 18:50

  49. adorei.......... muito bom! parabéns.

    Comment by july — 31.10.11 @ 16:02

  50. adorei o conteúdo programático, gostaria de receber se possivel um plano de aula para ter uma base de como reformular o meu, pois não tenho muita prática com isto e a escola que irei trabalhar é muito exigente. Desde já agradeço.

    Comment by maria rosa — 29.11.11 @ 14:44

  51. Olá,Gostaria muito de receber sugestões de atividades para crianças de 3 a 5 anos e planejamento anual também para esta faixa etária. Desde já agradeço.

    Comment by Edilaine — 3.12.11 @ 23:36

  52. Olá adorei as informações sobre creche, adoraria receber rotinas e brincadeiras para desenvolver os pequenos... Agradeço a atenção e um Feliz Natal!!!

    Comment by Maria Cristina Franco de Moraes Quiles — 4.12.11 @ 5:52

  53. olá, gostaria muito de receber em meu gmail sugestões de atividades para crianças de 4 a 5 anos e também planejamento anuais para estas faixas etária.Urgente por favor!!!!!!!!!!!

    Comment by elidia lima silva — 8.12.11 @ 12:19

  54. Adorei.... muito bom gostaria de receber os conteúdos do maternal e jardim 1.

    Comment by Monica Zanatta — 10.12.11 @ 17:58

  55. desejo receber novidades

    Comment by francinete — 21.12.11 @ 15:27

  56. gostei muito e gostaria muito de receber novidades

    Comment by erica ribeiro — 2.1.12 @ 18:01

  57. Ola, estou iniciando na educacao infantil gostaria sugestoes de atividades para crianca de 4 5 anos e planejamento anual. gostei muito de tudo que voces fazem.parabens!

    Comment by valdirene — 14.1.12 @ 18:19

  58. Muito bom, já tenho um pouco de esperiência com a Educação Infantil e achei o Plano excelente. Se possível me envie por email. Obrigada

    Comment by Maria Lúcia — 23.1.12 @ 10:40

  59. Achei ótima a proposta pedagógica para jardim I, eu gostaria de saber se há também para o maternal II e jardim II, pois estou elaborando a proposta de minha Escola?

    Comment by marizete david — 23.1.12 @ 15:01

  60. Boa tarde,gostei muito do seu palno.Posso usa-lo como rol de conteudos.Obrigada,Suelda.

    Comment by Suelda — 23.1.12 @ 16:22

  61. Vou trabalhar com aluninhos de 3 a 4 anos numa creche comunitária ,pesquisando sobre conteúdos a serem trabalhados gostei muito do que vocês apresentam e gostaria de usá-lo.Como fazer?

    Comment by Olda dos Santos Andrade — 25.1.12 @ 7:37

  62. Vou trabalhar estes conteudos com alunos do pré-escola de 5 anos numa escola de sala multisseriada do interior. Gostei muito da sugestão de vocês. Preciso de orientação quanto

    Comment by Valdez Pereira da Silva — 25.1.12 @ 19:29

  63. Adorei o Projeto de vocês. Estou iniciando neste ano de 2012 a coordenação de uma creche que atenderá crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses. Estudar o trabalho de vocês propiciou a mim várias idéias. Agradeceria muito se, possivelmente pudessem estar trocando comigo experiências. Desde já agradeço.

    Comment by Maria José Rosa Gamito — 29.1.12 @ 13:02

  64. AMEI ESSE CONTEUDO!PODERIA ME ENVIAR POR EMAIL.OBRIGADO

    Comment by kelly lima — 29.1.12 @ 15:51

  65. BOA NOITE. AMEI SEU PLANO DE AULA.SOU PROF.DO JD. II EM UM CMEI NA REDE PUPLICA GOSTARIA DE RECEBER ESTE PLANO DE TRABALHO NO MEU EMAIL POIS SERA MUITO RICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO MEU TRABALHO.OBRIGADO

    Comment by JUSCELENE — 29.1.12 @ 21:25

  66. Gostaria do plano de curso anual para crianças de 4 anus de idade.

    Comment by lupercia — 30.1.12 @ 9:12

  67. Parabens pelo trabalho, professora! sou pedagoga em uma escola de educação infantil eme Manaus e gostaria de trocar experiência com você. Abraço,

    Comment by Inez Alcântara — 30.1.12 @ 14:33

  68. olá sou professora de educaçao infantil entao gosto de diversificar meu trabalho e a cad dia buscar sempre inovar meus conteudos,voces estao de parabens por organizarem esse trabalho maravilhoso.gostaria que me enviassem alguns materiais como esses conteudos e material para aulas com turma de jardim I e II,pois sao muitos bons obrigada fico no aguardo

    Comment by aldenora — 30.1.12 @ 15:35

  69. quero receber as atividades para educação infantil. amei as dicas que voces dão para trabalhar com cças.

    Comment by luzia alves dos santos — 31.1.12 @ 8:52

  70. gostei muito que criatividade

    Comment by vweronica — 1.2.12 @ 23:40

  71. gostaria de receber tudo sobre educação infantil jardim I como: rotina, chamadinha, combinado e brincadeiras

    Comment by veronica barbosa — 1.2.12 @ 23:43

  72. oLÁ, ESTOU me adaptando com a educação infantil e gostaria de receber aulas planejadas para o maternal. Parabenizo-a pelo empenho e criatividade.

    Comment by NAZARÉ F.SILVA — 2.2.12 @ 18:57

  73. olá , estou me adaptando com a educação infantil e gostaria de receber aulas planejadas para a educação infantil. Parabenizo-a pela dedicação e criatividade.

    Comment by nazaré santos — 2.2.12 @ 19:03

  74. ola queria receber no meu email um modelo atual de plano de curso anual obrigado

    Comment by catia — 6.2.12 @ 11:33

  75. ola ,gostei muito de tudo , sou uma mae preocupada em ensinar minha filha mais n tenho material adequado do jardim l gostaria de sugestoes se possivel ,desde ja sou grata .

    Comment by thati — 7.2.12 @ 13:14

  76. Gostei demais do material.Sou coordenadora pedagógica e gostaria de conteúdos para o pré II (jardim 2)

    Comment by natividade — 10.2.12 @ 11:05

  77. Olá, adorei o material! Estou iniciando na educação infantil com crianças de 4 anos (Mini Grupo II) e gostaria de receber os conteúdos a serem trabalhados com essa faixa etaria. obrigada.

    Comment by ANDRÉA — 12.2.12 @ 11:01

  78. Adorei seu trabalho,estou iniciando agora com crianças de 04 anos e estou precisando da tua ajuda,preciso de alguns planos de aula sobre os conteúdos acima,me fale mais registro de desenhos, coordenação reta,brincadeira envolvendo duas ações .Abracos

    Comment by marcia — 12.2.12 @ 15:50

  79. muito bom parece com os meus plnos de aulas

    Comment by EDNA — 18.2.12 @ 22:23

  80. gostei muito do seu trabalho, e queria receber pelo email susestões de atividades para trabalhar com crianças de 4 e 5 anos. obrigada

    Comment by edna — 19.2.12 @ 13:14

  81. Sou professora iniciante na educação infantil. Gostaria de receber mais sugestões. Adorei seu trabalho.

    Comment by Ana Tereza — 20.2.12 @ 13:22

  82. gostaria de ter o conteudo do 2 periodo obrigada

    Comment by thessalia — 23.2.12 @ 21:00

  83. MATEMÁTICA 1º BIMESTRE CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL) TAMANHO (GRANDE⁄PEQUENO) SEMELHANÇA (IGUAL⁄DIFERENTE) POSIÇÃO (EM PÉ⁄SENTADO) AGRUPAMENTOS: CRITÉRIOS (COR E TAMANHO) CONTAGEM DE NUMERAL ATÉ 5 LANÇAMENTO NUMERAL 1 IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL FORMA GEOMÉTRICA CIRCULAR FIGURA GEOMÉTRICA CIRCULAR 2º BIMESTRE RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL) LANÇAMENTO DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE) RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES TAMANHO (ALTO⁄BAIXO) POSIÇÃO (ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS) RECORDANDO AGRUPAMENTOS CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ 10 RECORDANDO NUMERAL 1 LANÇAMENTO NUMERAL 2 IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 2 VISUALMENTE PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2 RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES FORMA GEOMÉTRICA QUADRANGULAR FIGURA GEOMÉTRICA QUADRANGULAR OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS , BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO). 3º BIMESTRE RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS LANÇAMENTO DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO) RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES POSIÇÃO (EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA) DISTÂNCIA (PERTO⁄LONGE) RECORDANDO AGRUPAMENTOS CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ 15 RECORDANDO NUMERAL 1 e 2 LANÇAMENTO NUMERAL 3 e 4 IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4 RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES FORMA GEOMÉTRICA TRIANGULAR FIGURA GEOMÉTRICA TRIANGULAR 4º BIMESTRE RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS LANÇAMENTO DA COR NEUTRA (BRANCO) RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES POSIÇÃO (EM FRENTE⁄ATRÁS) QUANTIDADE (MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO) MASSA (LEVE⁄PESADO) TAMANHO (MAIOR⁄MENOR) RECORDANDO AGRUPAMENTOS CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR SEU CONHECIMENTO) RECORDANDO NUMERAL 1, 2, 3 e 4 LANÇAMENTO NUMERAL 5 IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 5 VISUALMENTE PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5 RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES OBS: A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS, BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.) TAMBÉM DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE ENCERRAMENTO COMPETÊNCIAS EM MATEMÁTICA UTILIZAÇÃO DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ INSERIDO RECONHECIMENTO DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO UTILIZAÇÃO DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EXPLORAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO, LADOS, ETC EXPLORAÇÃO DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS ESTABELECIMENTO DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS INTERAÇÕES EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO PERCEPÇÇAO DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO UTILIZAÇÃO DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES PROPOSTAS HABILIDADES EM MATEMÁTICA AGRUPAR E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS, PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS RECONHECIMENTO DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO IDENTIFICAÇÇAO DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE REALIZAÇÕES CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS, BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA, OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM UTILIZAÇÃO DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS COMPARAÇÃO EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS, VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS EXPLORAÇÃO DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS ENTRE SI IDENTIFICAÇÃO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS, RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS PERCEPÇÃO DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM PERCEPÇÃO DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC) PRECEPÇÃO DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO ENTENDIMENTO DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO) PERCEPÇÃO DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA (CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC) IDENTIFICAÇÃO DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS VIVENCIAR⁄CONSTRUIR CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM

    Comment by juliane — 27.2.12 @ 14:55

  84. SIMPLISMENTE MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!!!!

    Comment by CATIA — 4.3.12 @ 1:05

  85. Amei o seu plano d aula.Enfim era tudo que eu queria para acrescentar do meu dia a dia com educadora.Gostaria de receber mais sugestões de atividades. Obrigada , Leila

    Comment by Leila — 5.3.12 @ 21:00

  86. Gostei muito do seu planejamento e gostaria de tirar umas dúvidas. Será que você pode me ajudar?

    Comment by márcia — 18.3.12 @ 16:25

  87. Amei e gostaria de receber por email, por favor eu preciso apresentar a minha escola pq elas não acreditam qua a cça aprende dessa forma.

    Comment by ELIUD RAMOS DE SOUSA — 21.3.12 @ 13:24

  88. adorei! minha filha está no maternal e sua escolinha está um pouco "perdida". agora posso ajudá-los. parabéns pela iniciativa de vocês em orientar pais e mestres.

    Comment by lidiane soares — 21.3.12 @ 20:57

  89. adorei as sugestões trabalho com educação infantil gostaria de receber sugestoes por email. bjus

    Comment by margarete — 25.4.12 @ 21:26

  90. adorei o conteudo foi muito importante pra mim estou iniciando agora e ainda tenho muitas duvidas obg por nos dar esta ajuda se possivel gostaria de receber este conteudo por e-mail um grande abraço de todos aqui da paraiba!!!

    Comment by camila lima — 26.5.12 @ 17:22

  91. Olá, gostei muito do conteudo didatico. PArabens, bom trabalho.

    Comment by Alex Oliveira — 8.6.12 @ 16:23

  92. Parabéns!! Os conteúdos são excelentes!! Me ajudou e muito a desenvolver um currículo!!! Só gostaria de corrigir uma coisa para que as outras professoras não acabe cometendo o mesmo erro. Saudável é com a letra U e não com L. Obrigada!!

    Comment by Thais — 19.7.12 @ 9:00

  93. Olá,lindo o trabalho didático,me ajudou muito,estou no 2°semestre de pedagogia,ainda não comecei a estagiar,mas já estou aprendendo neste 2°semestre sobre conteúdo programático.

    Comment by Marlene silva Raphael Ferreira — 29.9.12 @ 17:48

  94. Parabéns, seu blog é ótimo!!!

    Comment by NUBIA — 16.11.12 @ 23:21

  95. adorei suas dicas

    Comment by suely leal — 10.1.13 @ 20:19

  96. adorei suas dicas.

    Comment by suely leal — 10.1.13 @ 20:20

  97. Excelente a organização dos conteúdos.Parabéns.Gostaria,se possível, que elaborassem atividades para berçário.

    Comment by Vera Lucia de Souza — 4.2.13 @ 18:25

  98. ola!adorei o blog. me ajudou muito. gostaria se possivel q m enviasse o conteudo programatico d jd II. lindo traballho.

    Comment by beta — 17.2.13 @ 14:39

  99. adorei!!!!!!!!!!!!! dias que procuro algo assim! parabéns!!!

    Comment by rosineide — 23.2.13 @ 20:07

  100. Olá adorei participar da leitura deste site bem educativo e vai ajudar na cosntrução do meu plano anual da pre escola.

    Comment by Silvana Casagrande — 25.3.13 @ 10:58

  101. Gostei bastante,me dará um direcionamento para que minha pratica seja feita com qualidade e responsabilidade alcançando assim as metas propostas pela escola e por mim .parabéns

    Comment by Gilvanete Fvangelista — 8.6.13 @ 22:47

  102. Excelente com muita clareza e informaçoes precisas parabéns.... amei...

    Comment by Andreia — 2.7.13 @ 14:38

  103. Parabéns a equipe pela organização dos conteúdos didáticos.

    Comment by Aretusa — 26.8.13 @ 8:24

  104. Olá. Amei tudo.... Se possivel você me mandaria um plano de aula, pra me ver como fazer. Pois estou iniciando esse ano como professora e estava um pouco perdida mas com esse programa me ajudou muito. att,

    Comment by Thainara Lopez — 8.1.14 @ 11:25

  105. Sensacional, nada mais perfeito! Poderia mandar para mim? Agradeço de coração!

    Comment by Rita Aparecida — 23.2.14 @ 8:56

  106. gostaria de receber esse trabalho...

    Comment by darlene — 21.3.14 @ 21:13

  107. apreciei bastante esse tabalho de vocês creio que será muito útil para mim. parabéns, gostaria que me enviasse!

    Comment by Febe Tundis — 19.7.14 @ 7:49

Leave a comment



Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://crecheescolamaremar.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.