8.2.10

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL⁄2010 JARDIM I

criado por ostras    19:48 — Arquivado em: PLANEJAMENTO ANUAL — Tags:

 

CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL⁄2010 JARDIM I

 

PORTUGUÊS

 


BIMESTRE

 

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS,
    ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC)

  • REGISTROSD
    DOS DESENHOS

 

COORDENAÇÕES:
RETAS

 


BIMESTRE

 

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME

  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • CONVERSAS
    INFORMAIS

  • ROTINAS

  • HORA
    DAS NOVIDADES

  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO

  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTOLÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES

  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS AÇÕES

  • REGISTROS
    DOS DESENHOS

  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • LANÇAMENTO
    DA LETRA A

  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • PESQUISA
    DA LETRA A NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA

  • LANÇAMENTO
    DA LETRA E

  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • PESQUISA
    DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA

  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA E NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)

 

COORDENAÇÕES:
RETAS

 

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).

 


BIMESTRE

 

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME

  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • CONVERSAS
    INFORMAIS

  • ROTINAS

  • HORA
    DAS NOVIDADES

  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS

  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES

  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS

  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES

  • REGISTROS
    DOS DESENHOS

  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • RECORDANDO:
    LETRA A e E

  • LANÇAMENTO
    I

  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • PESQUISA
    DA LETRA I NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA

  • LANÇAMENTO
    DA LETRA O

  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • PESQUISA
    DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA

  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA O NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)

 

COORDENAÇÕES:
RETAS E CURVAS

 


BIMESTRE

 

  • APRESENTAÇÃO
    DO NOME

  • CHAMADA
    (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • CONVERSAS
    INFORMAIS

  • ROTINAS

  • HORA
    DAS NOVIDADES

  • HORA
    DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS

  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS
    DETALHES

  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS

  • BRINCADEIRAS
    ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES

  • REGISTROS
    DOS DESENHOS

  • IDENTTIFICAÇÃO
    DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • RECORDANDO:
    LETRA A, E, I e O

  • LANÇAMENTO
    U

  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA)

  • PESQUISA
    DA LETRA U NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA

  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DA LETRA U NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUALE
    AUDITIVA)

 

COORDENAÇÕES:
CURVAS

 

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

 

COMPETÊNCIAS
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

 

  • USO
    DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E
    EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS
    DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO

  • USO
    DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM

  • RECONHECIMENTO
    DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO
    DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO

  • PERCEPÇÃO
    DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO

  • MANUSEIO
    DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS,REVISTAS, JORNAIS, ETC)

  • LEITURA
    COMO PRAZER DE LER

 

HABILIDADES
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

 

  • AMPLIAÇÃO
    DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS,
    PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC

  • UTILIZAÇÃO
    DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM
    COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO
    DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC

  • RECONHECIMENTO
    E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS
    CONTEXTUALIZADAS

  • ESCRITA
    UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA

  • EXPLORAÇÃO
    DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE
    PRAZER E ENTRETENIMENTO

 

 

MATEMÁTICA

 


BIMESTRE

 

  • CORES
    PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)

  • TAMANHO
    (GRANDE⁄PEQUENO)

  • SEMELHANÇA
    (IGUAL⁄DIFERENTE)

  • POSIÇÃO
    (EM PÉ⁄SENTADO)

  • AGRUPAMENTOS:
    CRITÉRIOS (COR E TAMANHO)

  • CONTAGEM
    DE NUMERAL ATÉ 5

  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 1

  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE

  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL

  • FORMA
    GEOMÉTRICA CIRCULAR

  • FIGURA
    GEOMÉTRICA CIRCULAR

 


BIMESTRE

 

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)

  • LANÇAMENTO
    DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE)

  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES

  • TAMANHO
    (ALTO⁄BAIXO)

  • POSIÇÃO
    (ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS)

  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS

  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ 10

  • RECORDANDO
    NUMERAL 1

  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 2

  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 2 VISUALMENTE

  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2

  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES

  • FORMA
    GEOMÉTRICA QUADRANGULAR

  • FIGURA
    GEOMÉTRICA QUADRANGULAR

 

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS ,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).



 


BIMESTRE

 

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS

  • LANÇAMENTO
    DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO)

  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES

  • POSIÇÃO
    (EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA)

  • DISTÂNCIA
    (PERTO⁄LONGE)

  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS

  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ 15

  • RECORDANDO
    NUMERAL 1 e 2

  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 3 e 4

  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE

  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4

  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES

  • FORMA
    GEOMÉTRICA TRIANGULAR

  • FIGURA
    GEOMÉTRICA TRIANGULAR

 


BIMESTRE

 

  • RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS

  • LANÇAMENTO
    DA COR NEUTRA (BRANCO)

  • RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES

  • POSIÇÃO
    (EM FRENTE⁄ATRÁS)

  • QUANTIDADE
    (MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO)

  • MASSA
    (LEVE⁄PESADO)

  • TAMANHO
    (MAIOR⁄MENOR)

  • RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS

  • CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO
    DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR
    SEU CONHECIMENTO)

  • RECORDANDO
    NUMERAL 1, 2, 3 e 4

  • LANÇAMENTO
    NUMERAL 5

  • IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 5 VISUALMENTE

  • PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5

  • RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES

 

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

 

  • TAMBÉM
    DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE
    ENCERRAMENTO

 

COMPETÊNCIAS
EM MATEMÁTICA

 

  • UTILIZAÇÃO
    DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ
    INSERIDO

  • RECONHECIMENTO
    DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU
    REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS

  • PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO
    DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS

  • PERCEPÇÃO
    DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO

  • UTILIZAÇÃO
    DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • EXPLORAÇÃO
    E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO,
    LADOS, ETC

  • EXPLORAÇÃO
    DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS

  • ESTABELECIMENTO
    DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO
    UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS

  • INTERAÇÕES
    EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES
    NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO

  • PERCEPÇÇAO
    DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS
    OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO

  • UTILIZAÇÃO
    DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E
    OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS

  • CONSTRUÇÃO
    DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES
    PROPOSTAS

 

HABILIDADES EM MATEMÁTICA

 

  • AGRUPAR
    E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS,
    PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS

  • RECONHECIMENTO
    DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO

  • IDENTIFICAÇÇAO
    DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE

  • REALIZAÇÕES
    CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS,
    BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES
    MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS

  • EXPLORAÇÃO
    DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA,
    OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM

  • UTILIZAÇÃO
    DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO
    CONVENCIONAIS

  • COMPARAÇÃO
    EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS,
    VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS

  • EXPLORAÇÃO
    DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS
    ENTRE SI

  • IDENTIFICAÇÃO
    NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS,
    RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E
    ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS

  • PERCEPÇÃO
    DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES
    MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM

  • PERCEPÇÃO
    DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC)

  • PRECEPÇÃO
    DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM
    DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO

  • ENTENDIMENTO
    DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO)

  • PERCEPÇÃO
    DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA
    (CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC)

  • IDENTIFICAÇÃO
    DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS

  • VIVENCIAR⁄CONSTRUIR
    CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM

 

ESTUDOS
SOCIAIS E CIÊNCIAS

 


BIMESTRE

 

  • ADAPTAÇÃO
    E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA)

  • ESTABELECER
    RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA
    (DIREITOS E DEVERES)

  • CONHECIMENTO
    DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE
    PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA)

  • MEU
    CORPO (HIGIENE)

  • MEU
    CORPO (SENTIDOS)

  • ESCOLA
    (PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E
    FUNCIONÁRIOS)

  • RUA⁄BAIRRO
    (RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM
    COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM)

  • DATAS
    FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA
    MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO

 


BIMESTRE

 

  • FAMÍLIA:
    MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO)

  • CASA:
    MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E
    DEVERES DECADA UM)

  • MÃE:
    SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA)

  • PROFISSÕES
    (LIGADAS AS MULHERES)

  • ALIMENTAÇÃO
    SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS)

  • DATAS
    FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS

 

 


BIMESTRE

 

  • PAI:
    SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA)

  • PROFISSÕES
    ( LIGADAS AO HOMEM)

  • FOLCLORE
    (RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS,
    CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC)

  • PLANTAS:
    SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO
    COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS
    PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM)

  • DATAS
    FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE
    E PRIMAVERA

 


BIMESTRE

 

  • ANIMAIS
    (DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS)

  • CRIANÇA
    (IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES)

  • MEIOS
    DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA)

  • MEIOS
    DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS)

  • BANDEIRA
    NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?)

  • NATAL
    (O QUE REPRESENTA O NATAL?)

  • DATAS
    FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA,
    FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL

 

COMPETÊNCIAS
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS

 

  • RECONHECIMENTO
    E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE
    AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO,
    SEGURANÇA, ETC

  • RELACIONAMENTO
    DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS,
    PSICOMOTORAS E AFETIVAS)

  • ESTABELECIMENTOS
    DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
    AMBIENTES

  • RELAÇÃO
    ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA

  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
    AMBIENTES

  • PERCEPÇÃO
    DAS MUDANÇAS DO CLIMA

  • PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE
    NELE VIVEM

  • CONSCIENTIZAÇAO
    DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A
    POLUIÇÃO AMBIENTAL

  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

  • PERCEPÇÃO
    DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS,
    BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC)

  • RECONHECIMENTO
    DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA

  • PERCEPÇÃO
    DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA

  • IDENTIFICAÇAO
    E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA

 

HABILIDADES
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS

 

  • PERCEPÇÃO
    E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS

  • CONSCIENTIZAÇÃO
    DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO
    CORPO E COM O CORPO DO OUTRO

  • OBSERVAÇÃO
    E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES,
    TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS

  • PERCEPÇÃO
    DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA
    VIDA, ETC

  • REGISTRAR
    ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO

  • PERCEPÇÃO
    DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTE

  • CONSCIENTIZAÇAO
    DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM

  • PARTICIPAÇÃO
    EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA

  • RECONHECIMENTO
    DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE

  • RESPEITO
    PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA

  • CUMPRIMENTO
    DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE

  • PERCEPÇÃO
    DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E
    AUDIOVISUAL)

  • OBSERVAR
    E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU
    INDIRETAMENTE

  • REPRESENTAÇÃO
    DE ANIMAIS E VEGETAIS ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES,
    PINTURA, MODELAGEM, ETC

  • CONSCIENTIZAÇÃO
    SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO
    AMBIENTE

 

 

HABILIDADES
QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

  • PERCEPÇÃO
    GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE,
    SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO)

  • PERCEPÇÃO
    TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS,
    MACIAS, DURAS E MOLES

  • PRECEPÇÃO
    VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES

  • PRECEPÇÃO
    AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES
    (VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC)

  • PRECEPÇÃO
    OLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOS
    CHEIROS E ODORES

  • ESQUEMA
    CORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO
    DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC

  • LATERALIDADE:
    PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO

  • POSIÇÃO
    ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO,
    ANDANDO, PARADO, CORRENDO)

  • RELAÇÃO
    ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA
    VOLTA (DE LADO,DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC)

  • MEMÓRIA
    VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS

  • MEMÓRIA
    AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS

  • SEQUÊNCIA
    LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS

  • ORIENTAÇAO
    TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES

  • ORGANIZAÇÃO
    DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL
    DO ALUNO

  • ASSOCIAÇÃO
    DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO

  • RACIOCÍNIO
    LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE
    DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO

  • COORDENAÇÃO
    MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS
    FUNÇÕES

  • COORDENAÇÃO
    VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS
    MOTORES

  • COORDENAÇÃO
    MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA

  • CORES:
    PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E
    NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES

 

 

AMBIENTE
ALFABETIZADOR

 

CALENDÁRIO

MENSAL

JOGOS

BRINQUEDOS

ADIVINHAÇÕES

CALENDÁRIO
DO

TEMPO

EMBALAGENS USADAS

QUEBRA-CABEÇAS

ENCARTE DE SUPERMERCADOS

POESIAS

EMBALAGENS
COM

RÓTULOS

TAMPAS DE REFRIGERANTES

FOLHAS EM BRANCO

TEXTOS

PARLENDAS

PALITOS DE PICOLÉ

CANETINHAS

LETRAS DE MÚSICAS

RECEITAS

MURAL DE RECADOS

LÁPIS DE COR

LIVROS
DE

HISTÓRIAS

BULAS DE REMÉDIO

MURAL DE ANIVERSARIANTES

GIZ DE CERA

REVISTAS

GIBIS

RECEITAS

LIVROS DIDÁTICOS VELHOS

JORNAIS

LIVROS DE LITERATURA

CHAMADINHA

OUTROS

 

Pedagoga Cecília Alcântara 
 

 

 

  1. Olá, gostei muito do plano de trabalho e gostaria de recebe-lo.Vocês estão de Parabéns!!!!!!

    Comentário por Vera Lucia de Medeiros — 9.2.10 @ 19:04

  2. olá pessoal, trabalho ha algum tempo na creche com a turminha do MI, mas agora fui trasferida para o JI,e nao tenho muito material desta turma,gostaria que vcs me enviasse algum projeto para essa turma.obrigada e bjs……Fabiana

    Comentário por fabiana lastorio — 11.2.10 @ 15:46

  3. Parabens pelo plano de trabalho….ficou otimo;…..

    Comentário por fabiana lastorio — 11.2.10 @ 15:48

  4. Parabéns,
    achei maravilhoso o conteúdo e gostaria de receber , pois estou iniciando nesta área e não tenho material para trabalhar o que está medeixando muito preocupada.
    Obrigada.

    Comentário por Bernadete Souza Almeida — 12.2.10 @ 11:50

  5. adorei e me foi muito util pois nao tinha noçao de como fazer um esboço se quer dos conteudos para aplicar ao estagio 1 e 2 ,este e o 1 ano que vou dar aula para estes estagios ,me ennviem tudo e as novidades serei eternamente grata beijos

    Comentário por beatriz dias de souza — 14.2.10 @ 17:43

  6. Gostei muito das atividades.Já estou trabalhando com algumas delas.
    Obrigada por compartilhar com a gente o seu trabalho.

    Maria Isabel

    Comentário por Maria Isabel — 15.2.10 @ 17:57

  7. adorei seu blog pois estou iniciando um trabalho na educação infantil da rede publica e gostaria de dicas de plano de trabalho ou tudo que diz respeito a educação infantil.
    grata

    Comentário por fabiana leao — 16.2.10 @ 2:01

  8. Gostei muito. Vou começar a trabalhar agora com eles, tenho certeza que vai dar certo.
    Obrigado.

    Comentário por Soráia — 19.2.10 @ 9:02

  9. Gostei muito do conteúdo programático. Gotaria de saber a possibilidade de receber algum material (atividades práticas) em matemática, pois sou professora e gosto de estar sempre inovando.Um grande braço e parabéns pela organização e clareza dos conteúdos.

    Comentário por Denise Lobo — 20.2.10 @ 11:04

  10. Este conteúdo é para que faixa etária? crianças de 3 a 4 anos?

    Comentário por Jansen — 21.2.10 @ 22:29

  11. Me ajudou muito esse conteudo programatico. Gostaria de saber se vcs tem conteudo programatico p/ maternal I e II. Obrigada por compartilhar seu trabalho.

    Comentário por carolyne — 22.2.10 @ 22:01

  12. Parabéns, adorei o seu trabalho.
    Sou professora de educação infantile gostaria de receber dicas de projetos, atividades e tudo mais que puder compartilhar.

    Comentário por marta — 22.2.10 @ 22:51

  13. gostaria que vocês enviassem tudo que vocês tem sobre a creche, atividades, projetos, rotina ,como organizar as salas pois eu estou atuando como coordenadora da creche é minha primeira experiencia , preciso de novidades
    bjsssssssssss

    Comentário por MARIA ROMILDA — 23.2.10 @ 9:01

  14. Adorei estes conteúdos,vão ajudar muito no meu trabalho na creche, onde as auxiliares fazem este trabalho de planejamento, avaliação,atribuição e proposta de trabalho. Está de parabéns e continue assim sempre progrendindo.

    Comentário por MARCIA — 21.3.10 @ 14:52

  15. GOSTARIA DE RECEBER CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL COMO ESTÁ NO SITE DA EDUCAÇÃO INFANTIL JARDIM II E III ATÉ DIA 5/6 DE 2010 PARA TRABALHO DA FACULDADE OBRIGADA.

    Comentário por rosicleid neves de oliveira — 2.6.10 @ 14:18

  16. Amei tudo de bom este plano de trabalho, se possivel gostaria que me enviasse, para tirar algumas ideias

    Comentário por lucia helena martns — 19.6.10 @ 22:21

  17. Amei o programa de vocês!
    Estão de parabéns pela preocupação dos conteúdos adequado a idade das crianças.
    Que Deus abençõe esse trabalho!

    Comentário por Alda — 18.7.10 @ 18:01

  18. ola ,gostaria conteudos pois não tenho experiencia nessa área

    Comentário por marcia — 23.7.10 @ 14:37

  19. É um bom planejamento! mais se vcs inserissem no programa a consciência fonológica e o letramento talvez não ficaria tão tradicional.

    Comentário por Ana Paula Dultra — 24.7.10 @ 15:14

  20. parabéns!!!
    se possível gostaria que vocês enviassem tudo que vocês tem sobre creche: atividades, projetos, rotina ,como organizar as salas pois eu estou atuando como educadora. Obrigada!

    Comentário por aline — 29.7.10 @ 19:14

  21. olá,
    estou precisando de sugestão e atividades para ed. infantil
    o a 3anos.
    obrigada,
    Nádia

    Comentário por NADIA APARECIDA MONTEIRO — 2.11.10 @ 20:50

  22. ola,
    amei o plano anual…
    gostaria se possivel q me enviassem td sobre jd 1,
    projetos no vidades etc…
    q Deus continue dando sabedoria a vcs…
    bjs

    Comentário por nailda lima — 17.11.10 @ 5:49

  23. Amei o conteúdo !

    Gostaria de receber idéias, novidades da educação infantil, pois estou atuando como coordenadora e não tenho experiência.

    obrigada.

    Comentário por vanise — 16.12.10 @ 23:38

  24. Gostei muito de todo planejamento.Como outras pessoas comentaram, estou começando a trabalhar com educação infantil agora.Estou apaixonada, mas não tenho experiência, sou uma pessoa muito comprometida e responsável, e essa fase da educação é muito importante, senão a mais importante.E o que foi éxposto aqui é muito bom.Parabéns!

    Comentário por Ozilene g Paz — 18.12.10 @ 19:35

  25. adorei os conteúdos…..

    Comentário por danielle — 12.1.11 @ 11:53

  26. Amei o conteudo programático. Você pode enviá=lo para mim do Jardi, 1 ao jardi, 3?

    Comentário por mariza testa — 16.1.11 @ 14:56

  27. adorei irá me ajudar bastante esse plano, vc pode me enviar. Obrigada!

    Comentário por ivanilde — 17.1.11 @ 15:27

  28. Amei o conteúdo programático, ele ajudou muito a mim e a muitas professoras. Se possível, gostaria que enviasse para o meu email outros modelos de conteúdo. Obrigada.

    Comentário por Arlete Lopes de Oliveira — 17.1.11 @ 20:21

  29. Amei estou muito feliz pois estou comesando na educação infantil.Não sabia por onde começar, eu moro em são joaquim santa catarina aqui é muito frio no inverno temos a beleza da neve.olha trabalho em uma escola do municipio muito carente,tenho certza que com este material que encontrei aqui farei um trablho maravilhoso,ficarei muito grata se puder mandar dicas, tecnicas de alfabetização. obrigada beijos amei muiiiiito.

    Comentário por ivonete pereira da silva dos santos — 19.1.11 @ 8:54

  30. ólá adorei os contúdos programáticos, vai me ajudar muito. Parabéns.

    Comentário por Junivânia Farias — 24.1.11 @ 9:42

  31. Valeu gostei muito do conteúdo programático, vai me ajudar bastante. Parabéns!!!

    Comentário por ELISANGELA MELO — 2.2.11 @ 9:48

  32. gostei muito concerteza irá me ajudar bastante com meus trabalho obrigado

    Comentário por Rita de Cássia Borges — 2.2.11 @ 12:34

  33. gostaria de receber este plano de trabalho no meu e mail,pois sou professora de educação infantil na turma de jardim 2 e sera muito util para o desenvolvimento do meu trabalho.

    Comentário por eliane maria da conceição — 4.2.11 @ 15:25

  34. olá sou educadora e gostaria que me enviassem um modelo de planejamento bimestral com introdução sobre o assunto e seus objetivos, objetivo geral e específico da aula e desenvolvimento do tema e avaliação para trabalhar c crianças de 3 anos obrigado conto c vocês……

    Comentário por Elisangela — 5.2.11 @ 9:54

  35. Gostei muito do planejamento!!Parabéns!!

    Comentário por rita — 8.2.11 @ 23:56

  36. Amei esse site ,pois me ajudou bastante, sou supervisora escolar e tenho bastante dificuldade em educação infantil. valeu

    Comentário por Ivanir — 25.2.11 @ 13:00

  37. Gostei muito do que vc postou, acredito que esteja ajudando muitas pessoas, mas que seja somente como pesquisa, que todas possam fazer uma copia e em cima do que copiou fazer uma analise e selecionar o que for conviniente e acrescentar conteudos a realidade de cada uma. Um ano de sucesso para nós.

    Comentário por Barbara — 4.3.11 @ 13:11

  38. Gostei muito do plano, ele ajudará muito no meu trabalho.

    Comentário por Neurides Alves Borges — 7.3.11 @ 10:59

  39. Oi,após muitos anos de sala,estou tendo minha primeira experiencia na pre escola,gostaria de receber sugestões de atividades.Obrigada!

    Comentário por josefa santana — 10.3.11 @ 21:29

  40. ola,sou educadora e amaie este plano esta sendo norteador p//mim….gotaria q enviasse para o meu email,este plano e projetos e outro para crianca de 2 e 3 anos.

    Comentário por aldacir silva dias — 21.3.11 @ 8:59

  41. Adorei o material, trabalho com as alunas do curso de formação de professores de educação infantil-Magistério. Gostaria que me enviasse materiais referente a educação infantil.

    ficarei muito grata. Irene

    Comentário por Irene — 5.4.11 @ 23:41

  42. gostei muito do teu trabalho,parabéns!
    eu irei usá-lo com meus alunos.bjs.IONE GOMES.ELDORADO DO SUL/RS.

    Comentário por ione gomes de oliveira — 5.5.11 @ 10:10

  43. gostaria de receber o conteudo e sugeoes de atividades para 3 anos e 4 anos. Muito bom!

    Comentário por virginia — 15.7.11 @ 20:04

  44. Estava procurando conteúdos programáticos de ed. infantil e achei este blog muito intererssante e gostaria muito que me enviassealém deste também das turmas de maternal I e II. bjs

    Comentário por Giselle — 3.8.11 @ 12:43

  45. adorei o roteiro de conteudos.Eles estão explicados de maneira que não fica dúvida alguma de trabalhar com eles como um norteador.Gostaria de receber um molde desse da ed. infantil pro meu email. Obrigada pela ajuda!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por shirley rodrigues — 16.8.11 @ 20:19

  46. olá por favor alguém poderia me enviar um conteudo programático para turma de maternal…pois este do jardim de 2010 ficou maravilhoso….

    Comentário por mauren — 3.9.11 @ 16:08

  47. Gostei mto do seu conteúdo pois me deu uma boa clareada de como os processos se dividem e são realizados, já que estou me candidatando a trabalhar c/ a educação infantil. Seria ótimo ter acesso aos conteúdos das demais séries. Obrigada, tetê.

    Comentário por Tereza Manhães — 18.10.11 @ 23:00

  48. Gostei muito do seu conteúdo, seria possivel me enviar pelo imail pois ja tentei salvar mas não conseguie. Obrigada e aguardo uma resposta.

    Comentário por nubia peixoto — 24.10.11 @ 18:50

  49. adorei………. muito bom! parabéns.

    Comentário por july — 31.10.11 @ 16:02

  50. adorei o conteúdo programático, gostaria de receber se possivel um plano de aula para ter uma base de como reformular o meu, pois não tenho muita prática com isto e a escola que irei trabalhar é muito exigente.
    Desde já agradeço.

    Comentário por maria rosa — 29.11.11 @ 14:44

  51. Olá,Gostaria muito de receber sugestões de atividades para crianças de 3 a 5 anos e planejamento anual também para esta faixa etária. Desde já agradeço.

    Comentário por Edilaine — 3.12.11 @ 23:36

  52. Olá adorei as informações sobre creche, adoraria receber rotinas e brincadeiras para desenvolver os pequenos…
    Agradeço a atenção e um Feliz Natal!!!

    Comentário por Maria Cristina Franco de Moraes Quiles — 4.12.11 @ 5:52

  53. olá, gostaria muito de receber em meu gmail sugestões de atividades para crianças de 4 a 5 anos e também planejamento anuais para estas faixas etária.Urgente por favor!!!!!!!!!!!

    Comentário por elidia lima silva — 8.12.11 @ 12:19

  54. Adorei…. muito bom gostaria de receber os conteúdos do maternal e jardim 1.

    Comentário por Monica Zanatta — 10.12.11 @ 17:58

  55. desejo receber novidades

    Comentário por francinete — 21.12.11 @ 15:27

  56. gostei muito e gostaria muito de receber novidades

    Comentário por erica ribeiro — 2.1.12 @ 18:01

  57. Ola, estou iniciando na educacao infantil gostaria sugestoes de atividades para crianca de 4 5 anos e planejamento anual. gostei muito de tudo que voces fazem.parabens!

    Comentário por valdirene — 14.1.12 @ 18:19

  58. Muito bom, já tenho um pouco de esperiência com a Educação Infantil e achei o Plano excelente. Se possível me envie por email. Obrigada

    Comentário por Maria Lúcia — 23.1.12 @ 10:40

  59. Achei ótima a proposta pedagógica para jardim I, eu gostaria de saber se há também para o maternal II e jardim II, pois estou elaborando a proposta de minha Escola?

    Comentário por marizete david — 23.1.12 @ 15:01

  60. Boa tarde,gostei muito do seu palno.Posso usa-lo como rol de conteudos.Obrigada,Suelda.

    Comentário por Suelda — 23.1.12 @ 16:22

  61. Vou trabalhar com aluninhos de 3 a 4 anos numa creche comunitária ,pesquisando sobre conteúdos a serem trabalhados gostei muito do que vocês apresentam e gostaria de usá-lo.Como fazer?

    Comentário por Olda dos Santos Andrade — 25.1.12 @ 7:37

  62. Vou trabalhar estes conteudos com alunos do pré-escola de 5 anos numa escola de sala multisseriada do interior. Gostei muito da sugestão de vocês. Preciso de orientação quanto

    Comentário por Valdez Pereira da Silva — 25.1.12 @ 19:29

  63. Adorei o Projeto de vocês. Estou iniciando neste ano de 2012 a coordenação de uma creche que atenderá crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses. Estudar o trabalho de vocês propiciou a mim várias idéias. Agradeceria muito se, possivelmente pudessem estar trocando comigo experiências. Desde já agradeço.

    Comentário por Maria José Rosa Gamito — 29.1.12 @ 13:02

  64. AMEI ESSE CONTEUDO!PODERIA ME ENVIAR POR EMAIL.OBRIGADO

    Comentário por kelly lima — 29.1.12 @ 15:51

  65. BOA NOITE. AMEI SEU PLANO DE AULA.SOU PROF.DO JD. II EM UM CMEI NA REDE PUPLICA
    GOSTARIA DE RECEBER ESTE PLANO DE TRABALHO NO MEU EMAIL POIS SERA MUITO RICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO MEU TRABALHO.OBRIGADO

    Comentário por JUSCELENE — 29.1.12 @ 21:25

  66. Gostaria do plano de curso anual para crianças de 4 anus de idade.

    Comentário por lupercia — 30.1.12 @ 9:12

  67. Parabens pelo trabalho, professora! sou pedagoga em uma escola de educação infantil eme Manaus e gostaria de trocar experiência com você. Abraço,

    Comentário por Inez Alcântara — 30.1.12 @ 14:33

  68. olá sou professora de educaçao infantil entao gosto de diversificar meu trabalho e a cad dia buscar sempre inovar meus conteudos,voces estao de parabens por organizarem esse trabalho maravilhoso.gostaria que me enviassem alguns materiais como esses conteudos e material para aulas com turma de jardim I e II,pois sao muitos bons obrigada fico no aguardo

    Comentário por aldenora — 30.1.12 @ 15:35

  69. quero receber as atividades para educação infantil. amei as dicas que voces dão para trabalhar com cças.

    Comentário por luzia alves dos santos — 31.1.12 @ 8:52

  70. gostei muito que criatividade

    Comentário por vweronica — 1.2.12 @ 23:40

  71. gostaria de receber tudo sobre educação infantil jardim I como: rotina, chamadinha, combinado e brincadeiras

    Comentário por veronica barbosa — 1.2.12 @ 23:43

  72. oLÁ,
    ESTOU me adaptando com a educação infantil e gostaria de receber aulas planejadas para o maternal.
    Parabenizo-a pelo empenho e criatividade.

    Comentário por NAZARÉ F.SILVA — 2.2.12 @ 18:57

  73. olá , estou me adaptando com a educação infantil e gostaria de receber aulas planejadas para a educação infantil.
    Parabenizo-a pela dedicação e criatividade.

    Comentário por nazaré santos — 2.2.12 @ 19:03

  74. ola queria receber no meu email um modelo atual de plano de curso anual obrigado

    Comentário por catia — 6.2.12 @ 11:33

  75. ola ,gostei muito de tudo , sou uma mae preocupada em ensinar minha filha mais n tenho material adequado do jardim l gostaria de sugestoes se possivel ,desde ja sou grata .

    Comentário por thati — 7.2.12 @ 13:14

  76. Gostei demais do material.Sou coordenadora pedagógica e gostaria de conteúdos para o pré II (jardim 2)

    Comentário por natividade — 10.2.12 @ 11:05

  77. Olá, adorei o material! Estou iniciando na educação infantil com crianças de 4 anos (Mini Grupo II) e gostaria de receber os conteúdos a serem trabalhados com essa faixa etaria. obrigada.

    Comentário por ANDRÉA — 12.2.12 @ 11:01

  78. Adorei seu trabalho,estou iniciando agora com crianças de 04 anos e estou precisando da tua ajuda,preciso de alguns planos de aula sobre os conteúdos acima,me fale mais registro de desenhos, coordenação reta,brincadeira envolvendo duas ações .Abracos

    Comentário por marcia — 12.2.12 @ 15:50

  79. muito bom parece com os meus plnos de aulas

    Comentário por EDNA — 18.2.12 @ 22:23

  80. gostei muito do seu trabalho, e queria receber pelo email susestões de atividades para trabalhar com crianças de 4 e 5 anos. obrigada

    Comentário por edna — 19.2.12 @ 13:14

  81. Sou professora iniciante na educação infantil. Gostaria de receber mais sugestões. Adorei seu trabalho.

    Comentário por Ana Tereza — 20.2.12 @ 13:22

  82. gostaria de ter o conteudo do 2 periodo
    obrigada

    Comentário por thessalia — 23.2.12 @ 21:00

  83. MATEMÁTICA


    BIMESTRE

    CORES
    PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
    TAMANHO
    (GRANDE⁄PEQUENO)
    SEMELHANÇA
    (IGUAL⁄DIFERENTE)
    POSIÇÃO
    (EM PÉ⁄SENTADO)
    AGRUPAMENTOS:
    CRITÉRIOS (COR E TAMANHO)
    CONTAGEM
    DE NUMERAL ATÉ 5
    LANÇAMENTO
    NUMERAL 1
    IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
    PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL
    FORMA
    GEOMÉTRICA CIRCULAR
    FIGURA
    GEOMÉTRICA CIRCULAR


    BIMESTRE

    RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
    LANÇAMENTO
    DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE)
    RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
    TAMANHO
    (ALTO⁄BAIXO)
    POSIÇÃO
    (ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS)
    RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
    CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ 10
    RECORDANDO
    NUMERAL 1
    LANÇAMENTO
    NUMERAL 2
    IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 2 VISUALMENTE
    PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2
    RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
    FORMA
    GEOMÉTRICA QUADRANGULAR
    FIGURA
    GEOMÉTRICA QUADRANGULAR

    OBS:
    A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS ,
    BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).


    BIMESTRE

    RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
    LANÇAMENTO
    DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO)
    RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
    POSIÇÃO
    (EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA)
    DISTÂNCIA
    (PERTO⁄LONGE)
    RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
    CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ 15
    RECORDANDO
    NUMERAL 1 e 2
    LANÇAMENTO
    NUMERAL 3 e 4
    IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE
    PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4
    RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
    FORMA
    GEOMÉTRICA TRIANGULAR
    FIGURA
    GEOMÉTRICA TRIANGULAR


    BIMESTRE

    RECORDANDO
    CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS
    LANÇAMENTO
    DA COR NEUTRA (BRANCO)
    RECORDANDO
    NOÇÕES ANTERIORES
    POSIÇÃO
    (EM FRENTE⁄ATRÁS)
    QUANTIDADE
    (MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO)
    MASSA
    (LEVE⁄PESADO)
    TAMANHO
    (MAIOR⁄MENOR)
    RECORDANDO
    AGRUPAMENTOS
    CONTAGEM
    ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO
    DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR
    SEU CONHECIMENTO)
    RECORDANDO
    NUMERAL 1, 2, 3 e 4
    LANÇAMENTO
    NUMERAL 5
    IDENTIFICAÇÃO
    E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 5 VISUALMENTE
    PESQUISA
    DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5
    RECORDANDO
    FORMAS E FIGURAS ANTERIORES

    OBS:
    A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
    BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
    PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

    TAMBÉM
    DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE
    ENCERRAMENTO

    COMPETÊNCIAS
    EM MATEMÁTICA

    UTILIZAÇÃO
    DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ
    INSERIDO
    RECONHECIMENTO
    DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU
    REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS
    PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO
    DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS
    PERCEPÇÃO
    DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO
    UTILIZAÇÃO
    DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
    EXPLORAÇÃO
    E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO,
    LADOS, ETC
    EXPLORAÇÃO
    DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS
    ESTABELECIMENTO
    DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO
    UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS
    INTERAÇÕES
    EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES
    NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO
    PERCEPÇÇAO
    DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS
    OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO
    UTILIZAÇÃO
    DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E
    OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS
    CONSTRUÇÃO
    DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES
    PROPOSTAS

    HABILIDADES EM MATEMÁTICA

    AGRUPAR
    E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS,
    PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS
    RECONHECIMENTO
    DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO
    IDENTIFICAÇÇAO
    DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE
    REALIZAÇÕES
    CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS,
    BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES
    MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS
    EXPLORAÇÃO
    DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA,
    OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM
    UTILIZAÇÃO
    DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO
    CONVENCIONAIS
    COMPARAÇÃO
    EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS,
    VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS
    EXPLORAÇÃO
    DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS
    ENTRE SI
    IDENTIFICAÇÃO
    NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS,
    RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E
    ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS
    PERCEPÇÃO
    DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES
    MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM
    PERCEPÇÃO
    DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC)
    PRECEPÇÃO
    DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM
    DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO
    ENTENDIMENTO
    DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO)
    PERCEPÇÃO
    DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA
    (CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC)
    IDENTIFICAÇÃO
    DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS
    VIVENCIAR⁄CONSTRUIR
    CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM

    Comentário por juliane — 27.2.12 @ 14:55

  84. SIMPLISMENTE MARAVILHOSO!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por CATIA — 4.3.12 @ 1:05

  85. Amei o seu plano d aula.Enfim era tudo que eu queria para acrescentar do meu dia a dia com educadora.Gostaria de receber mais sugestões de atividades.
    Obrigada , Leila

    Comentário por Leila — 5.3.12 @ 21:00

  86. Gostei muito do seu planejamento e gostaria de tirar umas dúvidas. Será que você pode me ajudar?

    Comentário por márcia — 18.3.12 @ 16:25

  87. Amei e gostaria de receber por email, por favor eu preciso apresentar a minha escola pq elas não acreditam qua a cça aprende dessa forma.

    Comentário por ELIUD RAMOS DE SOUSA — 21.3.12 @ 13:24

  88. adorei! minha filha está no maternal e sua escolinha está um pouco “perdida”. agora posso ajudá-los. parabéns pela iniciativa de vocês em orientar pais e mestres.

    Comentário por lidiane soares — 21.3.12 @ 20:57

  89. adorei as sugestões trabalho com educação infantil gostaria de receber sugestoes por email. bjus

    Comentário por margarete — 25.4.12 @ 21:26

  90. adorei o conteudo foi muito importante pra mim estou iniciando agora e ainda tenho muitas duvidas obg por nos dar esta ajuda se possivel gostaria de receber este conteudo por e-mail um grande abraço de todos aqui da paraiba!!!

    Comentário por camila lima — 26.5.12 @ 17:22

  91. Olá, gostei muito do conteudo didatico.
    PArabens, bom trabalho.

    Comentário por Alex Oliveira — 8.6.12 @ 16:23

  92. Parabéns!! Os conteúdos são excelentes!! Me ajudou e muito a desenvolver um currículo!!! Só gostaria de corrigir uma coisa para que as outras professoras não acabe cometendo o mesmo erro. Saudável é com a letra U e não com L. Obrigada!!

    Comentário por Thais — 19.7.12 @ 9:00

  93. Olá,lindo o trabalho didático,me ajudou muito,estou no 2°semestre de pedagogia,ainda não comecei a estagiar,mas já estou aprendendo neste 2°semestre sobre conteúdo programático.

    Comentário por Marlene silva Raphael Ferreira — 29.9.12 @ 17:48

  94. Parabéns, seu blog é ótimo!!!

    Comentário por NUBIA — 16.11.12 @ 23:21

  95. adorei suas dicas

    Comentário por suely leal — 10.1.13 @ 20:19

  96. adorei suas dicas.

    Comentário por suely leal — 10.1.13 @ 20:20

  97. Excelente a organização dos conteúdos.Parabéns.Gostaria,se possível, que elaborassem atividades para berçário.

    Comentário por Vera Lucia de Souza — 4.2.13 @ 18:25

  98. ola!adorei o blog. me ajudou muito. gostaria se possivel q m enviasse o conteudo programatico d jd II. lindo traballho.

    Comentário por beta — 17.2.13 @ 14:39

  99. adorei!!!!!!!!!!!!!
    dias que procuro algo assim!
    parabéns!!!

    Comentário por rosineide — 23.2.13 @ 20:07

  100. Olá adorei participar da leitura deste site bem educativo e vai ajudar na cosntrução do meu plano anual da pre escola.

    Comentário por Silvana Casagrande — 25.3.13 @ 10:58

  101. Gostei bastante,me dará um direcionamento para que minha pratica seja feita com qualidade e responsabilidade alcançando assim as metas propostas pela escola e por mim .parabéns

    Comentário por Gilvanete Fvangelista — 8.6.13 @ 22:47

  102. Excelente com muita clareza e informaçoes precisas parabéns…. amei…

    Comentário por Andreia — 2.7.13 @ 14:38

  103. Parabéns a equipe pela organização dos conteúdos didáticos.

    Comentário por Aretusa — 26.8.13 @ 8:24

  104. Olá.
    Amei tudo….
    Se possivel você me mandaria um plano de aula, pra me ver como fazer. Pois estou iniciando esse ano como professora e estava um pouco perdida mas com esse programa me ajudou muito.
    att,

    Comentário por Thainara Lopez — 8.1.14 @ 11:25

  105. Sensacional, nada mais perfeito! Poderia mandar para mim? Agradeço de coração!

    Comentário por Rita Aparecida — 23.2.14 @ 8:56

  106. gostaria de receber esse trabalho…

    Comentário por darlene — 21.3.14 @ 21:13

  107. apreciei bastante esse tabalho de vocês creio que será muito útil para mim. parabéns, gostaria que me enviasse!

    Comentário por Febe Tundis — 19.7.14 @ 7:49

  108. perfeito

    Comentário por val — 25.8.14 @ 14:17

Deixe um comentário



Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://crecheescolamaremar.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.