8.2.10

COMPETÊNCIA E HABILIDADES - 3 ANOS

criado por ostras    20:40 — Arquivado em: COMPETÊNCIAS E HABILIDAES, EDUCAÇÃO INFANTIL

 

ESTAS IDÉIAS PARA O PLANEJAMENTO NO INÍCIO DO ANO PEGUEI NO BLOG http://educadorasim.blogspot.com ESPECIALIZADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS. AMEI E ESTOU REPASSANDO PARA AJUDÁLAS NO PLANEJAMENTO DAS AULAS.
 

COMPETÊNCIAS A
SEREM DESENVOLVIDAS:

TURMA: MATERNAL III
( 03 ANOS)

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA

Participar de variadas
situações de comunicação oral, para interagir e expressar
necessidades e sentimentos;

Interessar-se pela
leitura de histórias;

Familiarizar-se com a
escrita no cotidiano com livros, revistas, histórias e etc;

Aprender a escutar
textos e histórias;

Reconhecer seu nome
escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do
cotidiano;

Escolher livros para
ler;

Demonstrar capacidades
de reconto de histórias;

Participar de pequenas
dramatizações;

Reconhecer as vogais;

Identificar os nomes
dos colegas;

Copiar seu nome;

Diferenciar escrita de
desenhos.

 

 

MATEMÁTICA

 

Estabelecer noções
matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem por exemplo;

Construir conceitos
matemáticos: longe, perto, dentro, fora, em cima , embaixo, novo,
velho, em frente, atrás, primeiro, último, noite, dia, agora e
hoje;

Perceber relações de
causa e efeito nas coisa;

Seriar objetos:
tamanho, comprimento, espessura;

Construir noção de
quantidade: muito, pouco, cheio, vazio, mais, menos, o mesmo tanto;

Descrever qualidades
quanto a cor, forma e tamanho;

Agrupamento de objetos
( classificação);

Discriminar e nomear as
primárias, as figuras geométricas, grande, pequeno, grosso, fino,
alto, baixo, frio, quente, gelado, liso, áspero, leve, pesado,
molhado, seco, duro, macio;

Discriminar sabores
diversos e odores: salgado, doce, azedo, amargo, agradável e
desagradável;

Identificar
gradativamente os numerais ( até 5) e as quantidades
correspondentes.

 

ARTES

 

Manipular diferentes
objetos e materiais explorando suas características, entrando em
contato com formas diversas de expressão artística;

Utilizar diversos
materiais gráficos e plásticos, ampliando suas possibilidades de
expressão e comunicação;

Interessar-se pelas
próprias produções e pelas diversas obras artísticas ampliando
seus conhecimentos do mundo e da cultura;

Produzir trabalhos de
artes, desenvolvendo o gosto e o respeito pelo processo de produção
e criação.

 

MOVIMENTO

 

Familiarizar-se com a
imagem do próprio corpo;

Desenvolver atitudes de
confiança nas próprias capacidades motoras;

Explorar os movimentos
de preensão, encaixe e lançamento;

Controlar gradualmente
o próprio movimento e ajustar habilidades motoras;

Apropriar-se
progressivamente da imagem global do corpo, conhecendo e
identificando seus elementos;

Desenvolver atitudes de
interesse e cuidado com o próprio corpo;

Segurar corretamente o
lápis e manejar a tesoura;

Realizar a atividade de
enrolar, modelar, rasgar e empilhar;

Deslocar-se com
destreza progressiva no espaço.

 

NATUREZA E SOCIEDADE

 

Explorar o ambiente
para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com
pequenos animais, com plantas e com objetos diversos;

Interessar-se e
demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando
perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos,
buscando informações e confrontando idéias;

Estabelecer relações
entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem,
valorizando sua importância para a preservação da espécies e para
a qualidade de vida humana.

 

MÚSICA

 

Ouvir, perceber e
discriminar eventos sonoros diversos;

Brincar com música,
imitar, inventar e reproduzir criações musicais;

Explorar materiais e
escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a
matéria prima da linguagem musical;

Refletir sobre a música
como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e
representar o mundo.

 

COMPETÊNCIAS A
SEREM DESENVOLVIDAS:

TURMA: 1º PERÍODO
( 04 ANOS)

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

OBJETIVOS

 

LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA

 

Demonstrar interesse na
leitura de diversas modalidades de textos;

Usar a linguagem como
forma de expressão de idéias, fatos e sentimentos, aprimorando e
ampliando o vocabulário;

Fazer registros
espontâneos de escrita com objetivos definidos;

Criar histórias com
sequência lógica;

Fazer reconto de vários
estilos de texto;

Transmitir recados;

Reconhecer a escrita de
seu primeiro nome e saber grafá-lo;

Reconhecer os nomes dos
colegas;

Nomear as letras de seu
nome;

Reconhecer, identificar
e grafar as letras do alfabeto;

Discriminar rótulos e
embalagens, identificando os mais utilizados;

Evoluir da hipótese da
escrita, do nível pré-silábico com letras para o silábico

 

MATEMÁTICA

 

Usar as estruturas
lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;

Perceber semelhanças e
diferenças entre os objetos , classificando-os a partir de critérios
próprios, estabelecendo relações entre eles; manusear sólidos
geométricos, percebendo os que rolam ou não;

Reconhecer formas
geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;

Identificar
gradativamente os numerais ( até 20) e as quantidades
correspondentes;

Fazer registro
espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( uso
social, contagem,

calendário);

Diferenciar números de
letras.

 

ARTES

 

Reconhecer as cores
básicas em situações de uso;

Evoluir no desenho,
usando formas e figuras mais definidas;

Pesquisar e apreciar
obras de artes;

Utilizar a rasgadura e
a tesoura em situações de recortes;

Modelar livremente ,
massinha e argila;

 

MOVIMENTO

 

Andar, correr, saltar
sem dificuldades;

Coordenar movimentos de
braços e pernas;

Quicar a bola com as
mãos;

Participar de jogos com
regras simples;

Identificar e nomear
principais partes do corpo.

 

NATUREZA E SOCIEDADE

 

Pesquisar fatos
contextualizados;

Dar informações sobre
dados pessoais;

Ter noção onde mora,
onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;

Vivenciar experiências
de natureza química ,física e biológica com grau crescente de
dificuldade e profundidade na observação e conclusão;

Associar determinadas
atividades aos dias da semana;

Relatar fatos ocorridos
com sequência lógica;

Desenvolver hábitos de
preservação da saúde e meio ambiente.

 

MÚSICA

 

Desenvolver a memória
musical;

Explorar livremente ,
instrumentos e objetos que produzam sons;

Apreciar diferentes
estilos musicais;

Acompanhar coreografias
simples e dramatizar músicas.

Ouvir, perceber e
discriminar eventos sonoros diversos;

Brincar com música,
imitar, inventar e reproduzir criações musicais;

Refletir sobre a música
como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e
representar o mundo.

 

COMPETÊNCIAS A
SEREM DESENVOLVIDAS:

TURMA: JARDIM II (
05 ANOS)

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

OBJETIVOS

 

LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA

Demonstrar interesse na
leitura de diversas modalidades de textos;

Usar com clareza e boa
pronúncia, a linguagem como forma de expressão de idéias, fatos e
sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;

Fazer registros
espontâneos de escrita com objetivos definidos;

Criar histórias com
sequência lógica;

Fazer reconto de vários
estilos de texto;

Transmitir recados;

Reconhecer a escrita de
seu primeiro nome e saber grafá-lo;

Reconhecer os nomes dos
colegas;

Nomear as letras de seu
nome e de outras palavras que sejam significativas;

Reconhecer, identificar
e grafar as famílias silábicas;

Reconhecer palavras em
pequenos textos;

Discriminar rótulos e
embalagens, identificando os mais utilizados;

Evoluir da hipótese da
escrita, do nível silábico para o silábico-alfabético.

Escrever
espontaneamente pequenos textos, histórias, versinhos, listas,
receitas.

 

MATEMÁTICA

 

Usar as estruturas
lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;

Realizar classificações
e ordenações co critérios figurais próprios, evoluindo para a
utilização de critérios pré- estabelecidos;reconhecer outras
formas geométricas além das básicas : esfera, cubo;

Reconhecer formas
geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;

Identificar
gradativamente os numerais ( até 50) e as quantidades
correspondentes;

Fazer registro
espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( contagem,
uso social, contextualizado);

Conhecer suas medidas
de peso, altura e sapato;

Resolver problemas
envolvendo a idéia de adição e subtração .

 

ARTES

 

Reconhecer as diversa
cores em situações de uso;

Desenhar, fazendo
representações de histórias, cenas ouvidas ou vivenciadas;

Pesquisar e apreciar
obras de artes;

Fazer dobraduras
simples;

Desenhar figura humana
com mais detalhes e diferenciação sexual.

Utilizar a tesoura com
preensão correta, para fazer recortes livres ou dirigidos;

Modelar livremente ,
massinha e argila, dando clareza às formas;

 

MOVIMENTO

 

Jogar e realizar
atividades de desafios , aceitando e respeitando as regras e os
resultados;

Quicar a bola com as
mãos ou os pés algumas vezes repetidas;

Identificar e nomear
mais detalhes do corpo ( sobrancelhas, calcanhar, tornozelo, etc.).

 

NATUREZA E SOCIEDADE

 

Pesquisar fatos
contextualizados;

Dar informações sobre
dados pessoais;

Ter noção onde mora,
onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;

Vivenciar experiências
de natureza química ,física e biológica com grau crescente de
dificuldade e profundidade na observação e conclusão;

Associar determinadas
atividades aos dias da semana;

Relatar fatos ocorridos
com sequência lógica;

Desenvolver hábitos de
preservação da saúde e meio ambiente.

 

MÚSICA

 

Desenvolver a memória
musical;

Explorar livremente ,
instrumentos e objetos que produzam sons;

Apreciar diferentes
estilos musicais;

Acompanhar ritmos
simples;

Acompanhar coreografias
simples e dramatizar músicas.

Ouvir, perceber e
discriminar eventos sonoros diversos;

Brincar com música,
imitar, inventar e reproduzir criações musicais;

Refletir sobre a música
como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e
representar o mundo.

 

COMPETÊNCIAS A
SEREM DESENVOLVIDAS:

TURMA: ALFABETIZAÇÃO
1º ANO ( 06 ANOS)

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

OBJETIVOS

 

LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA

 

Demonstrar interesse na
leitura de diversas modalidades de textos;

Usar com clareza e boa
pronúncia, a linguagem como forma de expressão de idéias, fatos e
sentimentos;

Ler, interpretar,
compreender a função social de diversos tipos de textos;

Usar seu repertório
lingüístico e buscar estratégias para a construção da base
alfabética;

Escrever e ler seu nome
completo e identificar o nome completo dos colegas;

Escrever com letra de
fôrma e cursiva;

Reconhecer, identificar
e grafar as famílias silábicas;

Acrescentar ao seu
vocabulário e á escrita palavras com dificuldades ortográficas;

Produzir textos
individuais ou coletivos com coerência e sequência lógica;

Evoluir da hipótese da
escrita, do silábico- alfabético para o alfabético.

 

MATEMÁTICA

 

Usar as estruturas
lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;

Identificar critérios
elaborados por terceiros para classificar e seriar;

Ter idéia de número e
compreender seu uso social;

Reconhecer outras
formas geométricas: losango, trapézio;

Identificar
gradativamente os numerais ( até 100) e as quantidades
correspondentes;

Fazer registro
espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( contagem,
uso social, contextualizado);

Conhecer gradativamente
o sistema de peso e medidas em situações de uso social;

Conhecer suas medidas
de peso, altura e sapato;

Resolver problemas
envolvendo a idéias de adição e subtração .

 

ARTES

 

Utilizar a linha de
base nos desenhos, que já representam objetos com relação lógica;

Desenhar a figura
humana bidimensional com mais detalhes e inicio de perspectiva;

Pesquisar, apreciar e
reproduzir obras de artes, reconhecendo diferentes estilos e
técnicas;

Ter contato com
referências da vida e obra dos pintores/autores;

Recortar gravuras e/ou
cenas e montá-las novamente;

Fazer dobraduras
direcionadas.

 

MOVIMENTO

 

Diferenciar conceitos
da lateralidade ( direita/esquerda);

Pilar corda, usar o
bambolê;

Participar de jogos de
regras mais elaboradas.

 

NATUREZA E SOCIEDADE

 

Pesquisar fatos
contextualizados;

Dar informações sobre
dados pessoais;

Ter noção onde mora,
onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;

Vivenciar experiências
de natureza química ,física e biológica com grau crescente de
dificuldade e profundidade na observação e conclusão;

Associar determinadas
atividades aos dias da semana;

Relatar fatos ocorridos
com sequência lógica;

Desenvolver hábitos de
preservação da saúde e meio ambiente.

 

MÚSICA

 

Desenvolver a memória
musical;

Explorar livremente ,
instrumentos e objetos que produzam sons;

Apreciar e acompanhar
diferentes estilos musicais;

Conhecer danças
folclóricas e acompanhar coreografias mais complexas;

Reconhecer estilos
musicais diferentes;

Brincar com música,
imitar, inventar e reproduzir criações musicais;

Refletir sobre a música
como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e
representar o mundo.

Pedagoga Luziane Nonato
Pereira

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário



Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://crecheescolamaremar.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.